Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sema assina convênios para implantação de viveiros


No próximo dia 27/04, às 9h, no gabinete da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), a prefeitura de Porto Velho oficializa cinco convênios com associações de produtores rurais para construção de viveiros de plantas regionais. Cada um deles terá a capacidade para 100 mil mudas que serão utilizadas na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, localizadas nas propriedades rurais. Os convênios fazem parte do projeto “Produtor Sustentável”, que está inserido no Programa “Porto Velho mais Verde”, que visa o reflorestamento da área rural do município, com o plantio de quase 700 mil mudas.

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Gadelha, o trabalho será feito juntamente com os agricultores e o acompanhamento técnico da Sema, com apoio da secretaria municipal de Agricultura (Semagric). “Com este apoio, os agricultores poderão repor a vegetação nas Áreas de Preservação Permanente (APPs), principalmente as matas ciliares, e nas Reservas Legais”, disse.

As associações contempladas são: a Associação dos Produtores Rurais Sustentáveis Bom Futuro – ASPROSBF no Distrito de União Bandeirante; a Associação dos Produtores e Produtoras Rurais Entre Linhas do Projeto Joana D’ arc, - I, Linhas 03, 05, 07, 25 e Entorno – ASPROELI no PA Joana D’arc I; a Associação dos Produtores Rurais da Linha da Amizade - ASPRULAN, na Comunidade Cujubim; a Associação dos Chacareiros e Produtores de Hortifrutigranjeiros Boa Safra – ASBOAS, Setor Chacareiro e Associação dos Produtores Rurais da Linha 15 – ASPRORULQ localizada no PA Joana D’arc II.

“As regiões foram identificadas para atuarem como experiência piloto no município, produzindo mudas e juntamente com seus associados recuperar as matas ciliares, ou seja, APP’s nas suas propriedades, podendo outros agricultores não associados aderir ao projeto”, explicou o secretário.

Cada viveiro totalizará 500 mil mudas plantadas e mais de 350 hectares recuperados. “As 500 (quinhentas) mil restantes serão produzidas pelo município, no viveiro municipal, arborizando a cidade de Porto Velho”, completou.
 

Porto Velho Mais Verde

A meta do Programa Porto Velho Mais Verde, é de quase um milhão de árvores na região urbana e rural do município. Com este Programa, a prefeitura dá uma contribuição importante para o meio ambiente e inclui a arborização com espécies regionais da cidade e também o reflorestamento da área rural, com atenção especial para as matas ciliares, responsáveis pela preservação de igapós, igarapés e rios.

O Programa foi lançado no dia 27 de novembro do ano passado com o plantio simultâneo, em 5 minutos de 5 mil mudas nas Avenidas Jorge Teixeira e Lauro Sodré, para o qual contribuíram 12 mil pessoas. O trabalho é feito pelo Departamento de Educação Ambiental da Sema. Atualmente, 10 condomínios estão sendo arborizados com o plantio de 5 mil árvores. A Sema oferece toda a assistência técnica necessária, para o plantio e desenvolvimento das plantinhas. Os moradores assinam um termo de compromisso, se responsabilizando pela manutenção das mudas.

Está incluído ainda no projeto o plantio de 10 mil árvores nas principais avenidas da cidade. Para isto, está sendo feito um levantamento minucioso das espécies mais adequadas, para que não haja interferência na fiação e na sinalização de trânsito. Outras 10 mil mudas serão disponibilizadas para as demais ruas da cidade, sendo que nestes casos as mudas serão doadas para os moradores, que juntamente com a equipe técnica da Sema, vão cuidar das plantas.

O Programa Porto Velho mais Verde está sendo custeado pela prefeitura. As mudas são cultivadas no viveiro localizado no Parque Ecológico.

Fonte: Meiry Santos
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Vereador Everaldo Fogaça participa da entrega de 304 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida

Vereador Everaldo Fogaça participa da entrega de 304 apartamentos do programa Minha Casa Minha Vida

A cidade de Porto Velho viveu um momento histórico nesta quinta-feira, com a entrega das chaves de 304 apartamentos do residencial Porto Fino, empre

Presidente da Assembleia apresenta Projeto de Lei que garantirá prioridade na matrícula dos Filhos às Mulheres vítimas de violência doméstica

Presidente da Assembleia apresenta Projeto de Lei que garantirá prioridade na matrícula dos Filhos às Mulheres vítimas de violência doméstica

O Presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), está propondo uma mudança importante para mulheres vítimas

Gente de Opinião Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)