Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Semur recebe documentação de moradores de Jacy-Paraná


A Prefeitura de Porto Velho inicia nesta segunda-feira, 19, o atendimento referente ao processo de regularização fundiária no distrito de Jacy-Paraná, distante cerca de 90 quilômetros da capital. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação (Semur) encerra no sábado, 24, e a expectativa é de que sejam atendidas 2,5 mil famílias nos cinco dias.

Na segunda, 19, e na terça, 20, o atendimento será preferencial para idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e gestantes. Na segunda, a mobilização será na Escola, Municipal Cora Coralina, localizada a rua Dário Mário, entre rua Olavo Pires e rua José Cauli. A partir de terça-feira, no Centro Administrativo do distrito (rua José Salé, nº 2000, bairro Nova Jacy-Paraná). Na segunda, a ação inicia a partir das 19h e de terça a sexta, das 08h às 13h.

“Já concluímos o levantamento topográfico dos quase três mil lotes que serão regularizados e o cadastro dos moradores que serão beneficiados pelo programa de regularização fundiária do município. Após essa etapa de recebimento da documentação, partiremos para a fase de lavratura da escritura. Nossa expectativa é de que ainda neste primeiro semestre os títulos de domínio dos lotes sejam entregues aos moradores de Jacy-Paraná”, disse a secretária adjunta da Semur, Mônica Carvalho.

Os documentos necessários para regularização fundiária são RG e CPF, documentos pessoais do cônjuge (se casado oficialmente), certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e contrato de compra e venda autenticado pelo cartório.

O Distrito de Jacy Paraná , situado as margens da BR 364, teve sua origem na primeira fase da exploração da borracha, no Vale do Madeira ,ocorrida entre 1877 e 1910. Contam historiadores locais que Jacy-Paraná tornou-se localidade no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e foi elevada a categoria de distrito, em 1951, por meio da Lei nº 1.347, de 09 de janeiro daquele ano.

A área total do perímetro urbano do distrito é de 158,8076 ha, inserida na Gleba Capitão Silvio. Por meio do Programa Terra Legal, do Governo Federal, o município recebeu a autorização para execução dos serviços de regularização fundiária do distrito. A área está ocupada há mais de cem anos.

Fonte: Joel Elias
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)