Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Servidores públicos participam de curso na Escon/TCE sobre contratos administrativos



Buscando subsidiar o trabalho de agentes públicos, como gestores e servidores que atuam especificamente em procedimentos relacionados a contratos administrativos, a Escola Superior de Contas (Escon), unidade do TCE-RO responsável pela educação corporativa, realiza o curso “Gestão, Fiscalização, Reajuste e Repactuação de Contratos”.

A capacitação, que ocorre no auditório do Tribunal de Contas, iniciou-se na segunda-feira (12), prolongando-se até quinta-feira (15), no período da tarde, totalizando 16 horas-aula. Participam servidores de órgãos públicos estaduais e também de municípios rondonienses.

Todos os conhecimentos e informações, bem como esclarecimentos de dúvidas e questões, são feitos pelo instrutor Anderson Fernandes Melo, servidor de carreira do Tribunal de Contas, onde atualmente preside a Comissão Permanente de Licitação (CPL).

CONTEÚDO

Além do conteúdo legal e doutrinário, o instrutor, em suas abordagens, tem focado em pontos complexos das tarefas administrativas relativas aos contratos, incluindo regime jurídico, características, cláusulas exorbitantes, dispensa, elaboração, publicidade, garantia contratual, entre outros.

Relativamente à execução e fiscalização do contrato, discorre sobre a figura do fiscal, recebimento do objeto, formas e prazos, pagamento, irregularidade fiscal, glosa, duração dos contratos, prorrogação, formalização (ou não) de termo aditivo, pesquisa de preço, duração do contrato, limites.

Sobre reajuste e repactuação, são enfocados, entre outros tópicos, periodicidade, revisão, preclusão, extinção do contrato, sanções administrativas e seus limites, desconsideração da personalidade jurídica na esfera administrativa.

Há espaço para esclarecimentos sobre terceirização, responsabilidade subsidiária, conta vinculada, percentuais incidentes sobre remuneração e rotina de fiscalização de contrato de terceirização.

Ao final do curso, serão expedidos certificados pela Escola Superior de Contas do TCE-RO aos participantes.

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Gente de Opinião Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)