Quinta-feira, 17 de maio de 2012 - 15h42
Uma sessão solene realizada na manhã de hoje (17) na Assembleia Legislativa de Rondônia, proposta pelo deputado Adelino Follador (DEM), marcou a programação das homenagens à Congregação Irmãs Marcelinas na celebração dos seus 100 anos de Brasil.
Ao justificar a homenagem que prestava à Congregação, o deputado falou do papel e do alcance do trabalho das Irmãs Marcelinas, afirmando que naquele momento o Poder Legislativo registrava seu reconhecimento e um voto de louvor à importante missão de amor das Irmãs Marcelinas. Em entrevista Follador disse que o sentimento da Assembleia é o sentimento do povo, que da mesma forma reconhece e celebra a grandeza de espírito da Congregação que, com fundamento e vivência no amor, vem socorrendo a tantos que precisam de seu auxílio – educação, saúde e vivência social e religiosa.
Follador foi enfático ao afirmar que hoje em Rondônia é impossível se falar de saúde e educação sem ter que citar a importância e o mérito das Irmãs Marcelinas, “que têm sido as esperança de vida de muita gente”, disse o deputado ressaltando o caráter de servidão da instituição.
Ao falar diretamente ao corpo diretivo da instituição, Adelino Follador disse à Irmã Lina Ambiel, diretora da Congregação, que continuasse contando com ele e com seu Gabinete, e que ele continuará fazendo todas as gestões junto ao governador Confúcio Moura, para ampliar e melhorar a área de atendimento, principalmente dos hospitais da rede Santa Marcelina.
A vereadora de Cacaulândia Ana Maria Follador, esposa do deputado proponente da Sessão Solene, foi aplaudida ao falar do espírito que move as religiosas da Congregação, citou o texto bíblico “vem e segue-me”, para ressaltar o compromisso cristão das irmãs e de toda instituição, que nos hospitais e nas escolas, principalmente, passam a tantos que delas dependem, valores morais e espirituais que acompanham esses educandos pela vida intera. A vereadora, que é professora, fez um breve histórico da vida do marido deputado e de sua família, citando os laços e a relação de amor profundo com a obra de Cristo.
O padre Rui Feitosa, vigário geral da Arquidiocese de Porto Velho, aproveitou a oportunidade para também homenagear o corpo diretivo, funcionários e alunos e toda a Congregação, e fez agradecimentos especiais ao deputado Adelino Follador pela iniciativa da homenagem.
A Irmã Lina Maria Ambiel, primeiro apresentou um breve histórico da instituição, reclamou das dificuldades financeiras que a instituição enfrenta, mas foi diplomática ao reconhecer o apoio que tem recebido, e agradeceu especialmente aos deputados Adelino Follador e Ribamar Araújo.
Para ela, sem as parcerias com o Governo do Estado – com a chancela da Assembleia Legislativa – a situação seria muito difícil, disse, ressaltando que por isso precisa continuar recebendo este apoio dos deputados e do governador Confúcio Moura.
Por fim o deputado Adelino Follador disse que irá propor ao governador Confúcio Moura a ampliação da área de atendimento do Hospital Santa Marcelina, talvez com a ampliação física ou mesmo a construção de um novo hospital, com mais profissionais, ampliando assim a capacidade de atendimento, “certamente um atendimento digno, humano, bem ao estilo das Irmãs Marcelinas”, arrematou Follador.
HISTÓRIA E REALIZAÇÕES
A história da Congregação Irmãs Marcelinas começa em 1838, quando foi fundada na Itália, chegando ao Brasil em 1912. Desde sua criação sua missão nunca mudou, mantendo a finalidade de seu propósito que tem a educação, a cultura e a assistência social como instrumentos de promoção, defesa e proteção da infância, adolescência, juventude e adultos.
Desde então as Irmãs Marcelinas ampliaram suas ações pelo mundo, desenvolvendo suas atividades por meio de colégios, faculdades, hospitais, obras assistenciais, asilos, creches, educação popular e catequese paroquial. A Congregação está presente na Itália, Brasil, Inglaterra, França, Suíça, Estados Unidos, Canadá, México, Albânia, e Benin, onde atua com apoio de leigos, e em alguns lugares, com apoio de instituições públicas no desenvolvimento de todas as suas atividades.
De acordo com informações da instituição homenageada, no Brasil, a ação educativa Marcelina inclui várias unidades de ensino infantil, fundamental e médio (Colégio Santa Marcelina) e de ensino superior (Faculdade Santa Marcelina - FASM e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina - FAFISM). As faculdades oferecem cursos de Artes Visuais, Educação Artística, Moda, Música, Relações Internacionais, Enfermagem, Tecnologia em Radiologia Médica, Letras, Pedagogia, Ciências (Matemática, Física e Química), Ciências Biológicas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Geografia e História, além de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e Stricto Sensu (Mestrado) e cursos de Extensão (abertos à comunidade).
No âmbito da saúde, as Irmãs Marcelinas mantêm, entre outras entidades, quatro hospitais que são referência no atendimento à população de áreas de alta vulnerabilidade social na região metropolitana de São Paulo.
E no Estado de Rondônia as Irmãs Marcelinas atuam com idêntica dedicação de amor no Hospital Santa Marcelina (BR-364), onde atendem centenas de pessoas por mês, e onde também funcionam uma escola, o trabalho de catequese e das obras sociais. Mantêm e dirige a Escola Marcelo Candia, no bairro Marcos Freire, que é hoje um modelo educacional; a Fundação Colégio Santa Marcelina (creche, pré-escola, o ensino fundamental e orientação sócio educativa ao menor - OSEM) na grande estrutura da Congregação instalada no bairro Meu Pedacinho de Chão, também em Porto Velho. No interior presta um serviço exemplar na área educativa no Município de Alto Paraíso, onde mantêm o Colégio Santa Marcelinas.
Fonte: Ascom
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal
Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes
União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar
Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital
Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti