Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Setorial Indígena apresenta colegiado


Setorial Indígena apresenta colegiado  - Gente de Opinião

Porto Velho possui quatro aldeias indígenas em seu território e elas terão representação ativa no Conselho Municipal de Cultura e estarão presentes na Conferência municipal de Cultura que acontece nos dias 30 e 31 de março, no Teatro Banzeiros. De acordo com Antenor Karitiana, presidente da associação Karitiana e da Comissão dos Povos Indígenas do Estado de Rondônia, no dia 28 estes povos vão definir propostas que mantenham viva a questão da dança, música, linguagem, crença, artesanato, enfim todas as manifestações culturais indígenas. “A criação da lei municipal é um avanço do município voltado para a cultura indígena”, afirma.

Durante um mês, a Câmara Setorial da Cultura Indígena se reuniu com representantes da Fundação Cultural Iaripuna para ver sobre o funcionamento do colegiado e o conselho, mobilizou e elegeu 14 representantes (colegiado) indígenas de quatro povos: Cassupá, Salamãe, Karipuna e Karitiana.

Antenor Karitiana, presidente da associação Karitiana e da Comissão dos Povos Indígenas do Estado de Rondônia, explica que em cada reunião houve a necessidade de coordenar especificidades de cada povo, no intuito de obter maior participação. “Para fazer esta eleição do colegiado é preciso à representação de todos. Os Karitiana e Karipura possuem as sedes de suas associações dentro da cidade. Já os Cassupá e Salamãe possuem um grupo que está localizado no Km 8 da BR 364 sentido Ariquemes, possuem associação, mas ainda estão buscando um local mais acessível”, disse.

Os sete titulares e seus suplentes são: Milena Karitiana, José Basseje; Antônio José Karitiana, Alberto Karitiana; Cizino Dantas Morais, Inácio Karitiana; Batitu Karipuna, Tuberin Karitiana; Clovis Fernandes Cassupá, José Inácio Cassupá; João Baqueque, Helena Cassupá. Como conselheira e suplente ficaram respectivamente: Laura Oliveira Karitiana e Antenor de Assis Karitiana.

Memorial

Antenor Karipuna disse que a criação do Memorial dos Povos Indígenas é uma das ações que eles desejam. “Queremos que não seja um espaço só de lembrança, mas da cultura viva, onde tenha a participação ativa de todos os povos do município com a apresentação de danças, ritos, exposição de artesanato e pintura corporal”, conta.

Fonte:: Rebeca Barca
Fotos: Medeiros

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)