Segunda-feira, 4 de junho de 2012 - 18h01
A Assembleia Legislativa de Rondônia vai realizar nesta quarta-feira (6 de junho às 9 horas), sessão solene comemorativa ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. No ato, dois soldados da borracha estarão recebendo a mais alta condecoração do Poder Legislativo. Ao contrário das concessões anteriores, os homenageados são pessoas oriundas das bases populares.
O sofrimento na selva amazônica e os desafios para construir duas grandes obras. Os nordestinos, recrutado para extrair o látex para os pneus dos veículos de guerra dos aliados e os trabalhadores de 50 nacionalidades, trazidos para construir a Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Em comum, brasileiros heróis de guerra, mesmo distante dos frontes de batalha. A guerra mais violenta foi na inóspita Selva Amazônica. “São estes os verdadeiros soldados aos quais a Assembléia Legislativa presta homenagens”, declarou o presidente da ALE.
Desta forma, estarão sendo agraciados com o título de Cidadão Honorário do Estado de Rondônia, os soldados da borracha – Antônio Barbosa da Silva (88 anos) e José Romão Grande (89 anos). Os dois iniciaram suas atividades em 1942. Os projetos foram apresentados pelo deputado Hermínio Coelho (PSD) e aprovados por unanimidade dos parlamentares presentes na sessão plenária.
Após a sessão solene comemorativa ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, ocorrerá uma audiência pública, quando serão apreciadas as reivindicações dos soldados da borracha, e em seguida, deverá ser elaborada uma carta a ser encaminhada às autoridades federais. Para o evento serão convidados os ferroviários e seus familiares, e entidades ligadas ao setor cultural e histórico rondoniense.
De acordo com o deputado Hermínio Coelho a Estrada de Ferro Madeira Mamoré nossa riqueza cultural, e neste sentido, a Assembleia Legislativa como Casa do Povo, deve no ano em que se comemora o seu centenário, dar destaque a epopéia de sua construção e os exemplos destes heróicos desbravadores - os ferroviários. “A Estrada de Ferro Madeirá Mamoré inquestionavelmente é o maior patrimônio cultural do Estado de Rondônia, e para todos os rondonienses e rondonianos (os nossos irmãos imigrantes), este empreendimento é símbolo de empreendedorismo, da persistência, resistência, e coragem, requisitos estes que levaram a superação das adversidades”, destacou o parlamentar.
Ao concluir, declarou o deputado Hermínio Coelho: “Agora este importante patrimônio continua dependendo de ação concreta de gestão pública visando sua revitalização e preservação. Assim sendo, é que por intermédio desta sessão solene, se pretende render as devidas homenagens a estes heróicos e bravos ferroviários e soldados da borracha”.
Fonte: ALE/RO
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç
Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal
Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal