Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

STF: Suspensa verba de representação para gov Rondônia


Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu a liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3771 para suspender, até o julgamento do mérito, os efeitos de um dispositivo de lei rondoniense que aumentou os salários do governador e do vice-governador daquele Estado. A ADI foi proposta pelo próprio governador do Estado contra o artigo 2º da Lei Estadual 1.572/06.
A ação afirma que a lei estadual desobedece ao parágrafo 4º do artigo 39 da Constituição, que versa sobre o salário dos detentores de mandato eletivo. "Impugna-se, nesta oportunidade, o comando do artigo 2º da citada lei, que concedeu verba de representação ao governador do Estado e ao vice-governador", afirma a ADI. A verba corresponde a 50% do valor dos subsídios do governador.

A mesma lei fixou em R$ 12 mil, a partir de 1º de janeiro deste ano, subsídio mensal para governador e vice-governador. Mas, o artigo ora impugnado facultou, ao governador, verba de representação no percentual de 50% (cinqüenta por cento) do subsídio mensal e, ao vice-governador, no percentual de 30% (trinta por cento).

O Estado argumentaa que "algumas categorias de servidores buscam, administrativamente e em juízo, o reconhecimento do teto remuneratório considerando o valor do subsídio acrescido da verba de representação, gerando expectativas de direitos fincados em norma violadora da Constituição Federal".

Em seu voto, o ministro Carlos Ayres Britto sustenta que, o artigo 2º da Lei 1.572/06, "a Casa Legislativa rondoniense fixou a remuneração do Governador de Estado e do Vice-Governador em duas parcelas distintas".

"Não se pode esquecer, ademais, que, ao mesmo tempo que a Constituição Federal conferiu competência às Assembléias Legislativas para fixarem os subsídios dos Governadores, Vice-Governadores e Secretários de Estado, também impôs a tais Casas Legislativas o dever de observar vários dispositivos constitucionais, aí incluído o próprio parágrafo 4º, artigo 39 (CF)", concluiu, ao deferir o pedido de cautelar.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Partidos políticos de Rondônia se articulam para as eleições 2026, visando Assembleia Legislativa

Partidos políticos de Rondônia se articulam para as eleições 2026, visando Assembleia Legislativa

Eleições 2026 em Rondônia: Articulações Partidárias e Projeções para a Assembleia LegislativaCom a aproximação das eleições estaduais de 2026, as ar

Deputada federal Cristiane Lopes destaca ações concretas para garantir direitos e apoio às mulheres

Deputada federal Cristiane Lopes destaca ações concretas para garantir direitos e apoio às mulheres

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, vai além das homenagens. É um momento de reflexão sobre as conquistas e desafios enfrentados

Deputado Ismael Crispin participa de agenda produtiva ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves

Deputado Ismael Crispin participa de agenda produtiva ao lado do vice-governador Sérgio Gonçalves

Em uma intensa agenda de compromissos nesta quinta-feira (06), o deputado Ismael Crispin (MDB) esteve acompanhado do vice-governador de Rondônia, Sé

Deputado Cássio Gois destaca potencial da indústria frigorífica para o desenvolvimento econômico de Rondônia

Deputado Cássio Gois destaca potencial da indústria frigorífica para o desenvolvimento econômico de Rondônia

O deputado estadual Cássio Gois (PSD) tem acompanhado de perto o crescimento da indústria frigorífica no estado, setor que vem se consolidando como

Gente de Opinião Terça-feira, 11 de março de 2025 | Porto Velho (RO)