Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE aprova contas de Alto Paraíso com determinações



O Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO) aprovou na última quinta-feira (1º), em sessão plenária, as contas do município de Alto Paraíso, referentes ao exercício 2010. Durante a apreciação das contas, o Colegiado também aprovou determinações a serem implementadas pela atual gestão em áreas importantes, como planejamento orçamentário e finanças.

De acordo com o parecer prévio aprovado pelo Pleno (Processo nº 1248/2011), evidenciou-se que os índices constitucionais aplicados às questões de saúde, educação e despesas com pessoal de Alto Paraíso foram devidamente obedecidos, estando os gastos realizados no referido período em conformidade com a legislação pertinente.

DETERMINAÇÕES

Visando a melhoria da governança municipal, o Pleno também aprovou determinações ao atual chefe do Executivo, entre as quais, que observe o cumprimento do princípio do equilíbrio das contas públicas, evitando, assim, o desequilíbrio orçamentário e/ou financeiro.

Ainda nesse sentido, deve o município aprimorar sua política orçamentária, planejando com maior exatidão e fidedignidade os recursos orçados, citando o TCE-RO que, no exercício 2014, o orçamento foi expressamente alterado, evidenciando assim deficiência no sistema de planejamento da municipalidade.

Outra determinação abarca o setor de contabilidade do município de Alto Paraíso, notadamente na elaboração do balanço financeiro no que diz respeito aos valores de “restos a pagar”, em atenção ao que estabelece a lei.

Por fim, outras duas medidas determinadas pelo TCE se referem à dívida ativa: a realização de estudos necessários a fim de editar atos legislativos para permitir a utilização do instrumento de protesto para cobrança de créditos dessas dívidas; e, caso existam cancelamentos de créditos da dívida ativa,  que seja encaminhada, junto com os documentos da prestação de contas anual, a comprovação de que nesses cancelamentos foram obedecidas as exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A emissão do parecer prévio sobre as contas municipais, que integra a missão constitucional do TCE, compõe ainda a função técnico-opinativa da Corte de Contas e visa principalmente subsidiar o julgamento político-administrativo que é feito pelo Poder Legislativo municipal.

O voto do relator e as demais peças do processo, como o relatório técnico e o parecer do Ministério Público de Contas (MPC-RO), podem ser lidos, na íntegra, no portal do TCE (www.tce.ro.gov.br), pelo sistema “Consulta Processual”

Fonte: Ascom TCE-RO

Gente de OpiniãoDomingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Mudanças no governo Marcos Rocha deve começar pela Casa Civil

Uma substituição muito importante deve acontecer o mais breve no governo Marcos Rocha. O atual Chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, deve ser subst

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Gente de Opinião Domingo, 26 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)