Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TCE comemora 29 anos com Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos TCs


Em comemoração aos 29 anos de sua instalação no Estado, o Tribunal de Contas (TCE) vai realizar neste mês de maio, mais precisamente nos dias 28 e 29, a segunda edição do Fórum de Direito Constitucional e Administrativo aplicado aos Tribunais de Contas, que é destinado aos gestores públicos, servidores estaduais e municipais, acadêmicos e à população em geral.

Tendo como objetivo debater temas atuais sobre o Direito Constitucional e o Administrativo à luz dos entendimentos proferidos pelas Cortes de Contas, o evento, que é organizado pela Escola Superior de Contas (Escon), contará com a participação de palestrantes de vários estados brasileiros, com notório conhecimento jurídico.

Contando com atividades pela manhã e à tarde, os dois dias do fórum serão marcados por apresentações e debates sobre assuntos variados, como controle externo, parcerias público-privadas, modelo de funcionamento dos Tribunais de Contas, Constituição, federalismo brasileiro, princípio da simetria, organização dos Tribunais de Contas, controle interno e cooperação entre os Tribunais de Contas brasileiros.

A programação será aberta no dia 28 com palestra do juiz de Direito Ingo Wolfgang Sarlet, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS). No mesmo dia, ministrarão palestras o professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), André Ramos Tavares, que é diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); a controladora-geral do município de Belo Horizonte (CGM/BH), Cristiana Fortini; e o professor José Luiz de Magalhães, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Já no dia 29, estão programadas palestras do promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP/SP), Vidal Serrano Júnior, e do professor da Universidad de La Plata (Argentina), Rodrigo Pironti. A palestra de encerramento será ministrada pelo ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira.
 

DEBATES

Ao final de todas as palestras, será aberto espaço para a participação do público, com debates sendo conduzidos por autoridades convidadas, como o procurador-geral do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), Ercias Rodrigues, o procurador do Ministério Público Estadual (MP/RO), Ivo Scherer, e secretário de Controle Externo do TCU em Rondônia, Arildo de Oliveira.

Também atuarão como mediadores, os professores Fábio Hecktheuer (Faculdade Católica de Rondônia), Maria Idalina Rezende (Faro), Raimundo Oliveira Filho (Faculdade São Lucas) e Alexandre Matzenbacher (Uniron).

Fonte:  TCE

Gente de OpiniãoSexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)