Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSIÇÃO: Dr Hildon faz primeira reunião com toda equipe



Teve início oficialmente na manhã desta quarta-feira o processo de transição da atual gestão do prefeito Mauro Nazif para a equipe do prefeito eleito, dr Hildon Chaves. O primeiro contato das equipes com a presença do prefeito e do vice-prefeito eleitos, foi na Sala de Reuniões do gabinete do prefeito no Palácio Tancredo Neves.TRANSIÇÃO: Dr Hildon faz primeira reunião com toda equipe - Gente de Opinião

A reunião, segundo dr Hildon, serviu basicamente para detalhar o roteiro e a metodologia a ser adotada para a troca de informações. Da parte da gestão que sai em 1º de janeiro de 2017, o coordenador da equipe, Jorge Alberto Elarrat, disse que todas as informações solicitadas serão repassadas sem qualquer entrave. A colaboração e transparência entre as duas equipes, que a partir de agora passam a ser uma só, já tinham sido acertadas em reunião ocorrida dois dias após o segundo turno entre o prefeito Mauro Nazif e o prefeito eleito.

Dr Hildon explicou que a transição é de extrema importância, sobretudo, para facilitar o planejamento das ações mais imediatas e garantir a regularidade na prestação dos serviços essenciais à comunidade. Ele afirmou que a partir de agora se dedicará em tempo integral ao planejamento para implementação de suas propostas de campanha. Ainda durante a transição, ele visitará cada uma das secretarias e outros órgãos, além de todas as unidades de saúde. 

A necessidade de um ajuste importante nas despesas, uma das medidas que o novo prefeito já vinha repetindo ainda durante a campanha, cristalizou-se com base em números prévios obtidos. A inquietação da receita, por exemplo, causada por conta das usinas é uma das grandes preocupações. Durante a construção das duas hidrelétricas no rio Madeira (Santo Antonio e Jirau), o ISS (Imposto Sobre Serviços) alimentou sozinho boa parte da arrecadação. No entanto, na medida em que as obras foram sendo concluídas, a receita do ISS caiu até deixar de ser significativa.

Em compensação, quando as turbinas começaram a entrar em funcionamento, as usinas passaram a pagar royalties mensais em valores que cobriam a queda do ISS. Com a seca do rio Madeira, a partir de julho, no entanto, as usinas reduziram a produção de energia e o consequente volume de recursos dos royalties. Uma receita que era de R$ 6 milhões, em pleno momento de crise econômica caiu para algo em torno de R$ 2 milhões.

Independente do quadro que venha encontrar, dr Hildon, está otimista e confiante de que conseguirá cumprir todo seu plano de governo. Nesta quinta-feira ele já participa de reuniões em algumas secretarias e na sexta-feira, a convite do ministro dos transportes, Maurício Quintela, vai acompanha-lo em visita que fará ao canteiro de obras da ponte sobre o rio Abunã, na BR-364, sentido Rio Branco-AC.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Projeto vidas, alcançados para alcançar recebe apoio do vereador Everaldo Fogaça

Na manhã desta quarta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) recebeu em seu gabinete representante do projeto social Vidas, Alcançados para Alcança

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

Projeto de Lei de autoria do deputado Alex Redano é sancionado e garante direitos aos mototaxistas de Rondônia

O governador em exercício de Rondônia, Sérgio Gonçalves da Silva, sancionou a Lei Nº 5.956/2025, de autoria do deputado Alex Redano (Republicanos).

 Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Apoiar e incentivar iniciativas que promovam a geração de renda para as mulheres é um compromisso do deputado Jean Mendonça, que tem se dedicado à i

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa destaca asfaltamento ao redor do hospital Regional de Guajará-Mirim

Na terça-feira (16), a deputada Dra. Taíssa Sousa (Podemos) visitou o Hospital Regional de Guajará-Mirim, obra de grande importância para a saúde pú

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)