Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE divulga balanço final do recadastramento


O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia finalizou com sucesso o recadastramento eleitoral da capital do Estado na última terça-feira (20/03).

O Juiz Eleitoral responsável pela condução dos trabalhos em Porto Velho, João Rolim Sampaio, concedeu entrevista coletiva para imprensa local informado os dados finais do recadastramento.

João Rolim destacou que embora o número de títulos cancelados pareça grande (47.191) está dentro da estimativa inicial dos gestores do projeto. O quantitativo de títulos cancelados representa 16,88% do eleitorado de PVH registrado em 2/05/2011, data do início do recadastramento na Capital.

A meta estipulada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) era de recadastrar 80% do eleitorado, contudo a Capital Rondoniense alcançou os 83,12%. Se incluídos os novos títulos e as transferências realizadas o número de eleitores cadastrados biometricamente chega a 96,38% do eleitorado inicial, um Record absoluto entre as capitais até agora recadastradas.

Ao final da coletiva, o magistrado agradeceu o apoio da imprensa na divulgação do recadastramento e destacou que a participação dos veículos de comunicação foi fundamental para o êxito do projeto.

Confira abaixo os números finais do Recadastramento:

Eleitorado de PVH no dia 2/05/2011

279.529

Eleitores revisados

232.338

Novos títulos/transferências

37.048

Títulos Cancelados

47.191

Eleitorado Atual (21/03/2012)

 

269.473

 

Conheça algumas das ações adotadas
 pelo TRE durante o recadastramento.

Foram feitas 104 operações itinerantes, sendo 70 em órgãos públicos e Associações, bem como operações em bairros dentro da Capital e locais de grande circulação (Expovel, Ação Global, FEDER, Fórum Criminal, IPAM, TRT, TJ e Correios). As demais operações foram realizadas nos Distritos de Porto Velho, incluindo regiões do Baixo Madeira e ao longo da BR-364 (Distrito de Triunfo, Jacy, Vila Princesa, Vista Alegre do Abunã, Aldeia Karitiana, Distrito de Abunã e Ponta do Abunã).

O TRE montou uma equipe para atender em suas casas eleitores com incapacidade de locomoção. Foram realizados inúmeros atendimentos a idosos, deficientes e pessoas acidentadas.

Mais de 130.000 panfletos sobre o recadastramento foram distribuídos pela cidade, média aproximada de um panfleto para cada dois eleitores. Além dos panfletos, para que o eleitorado tomasse conhecimento da necessidade de comparecer ao recadastramento, foram tomadas as seguintes providências: Confecção de mais de 50 faixas e banners espalhados pela cidade; confecção de 4.000 cartazes; divulgação através de 25 busdoors; confecção de material para Rádio e TV, utilização de carros de som, entre outras medidas.

Outro ponto que merece destaque foram as parcerias efetivadas com a CERON, Governo do Estado, SIPAM, Caixa Econômica Federal, Assembléia de Deus e Igreja Wesleyana, que deram suporte logístico (empréstimo de veículos, de servidores ou de equipamentos), e com o TRT, TJ, MPF, MPE, TCE e Prefeitura de PVH na divulgação do projeto.

Fonte: Jaqueline Machado

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência

Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Deputado Cirone Deiró destina R$ 100 mil para abertura do Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal

Com o apoio do deputado Cirone Deiró, a abertura do Campeonato Estadual de Motocross será realizada neste sábado, 26 e domingo 27 de abril em Cacoal

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

Cristiane Lopes participa de entrega histórica de água tratada em União Bandeirantes

União Bandeirantes vive um marco histórico, o distrito rural de Porto Velho agora conta com um moderno sistema de abastecimento de água tratada, gar

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Vereador Everaldo Fogaça visita ECO PARQUE Porto Velho e conhece como é o destino do lixo da capital

Nesta sexta-feira, o vereador Everaldo Fogaça (PSD) e outros membros da Câmara Municipal fizeram uma visita ao ECO PARQUE Porto Velho, que é o desti

Gente de Opinião Segunda-feira, 28 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)