Sábado, 4 de julho de 2015 - 05h07
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Federal realizará audiência pública na Assembleia Legislativa destinada a apurar as causas, razões, consequências, custos sociais e econômicos da violência, morte e desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil. O evento ocorrerá no plenário da Casa de Leis, em Porto Velho, na próxima segunda-feira (6), no Plenário das Deliberações da Assembleia Legislativa, a partir das 14h.
A intenção da CPI é realizar oitivas e diligências pertinentes ao trabalho da Comissão nos Estados e terá como convidados para a mesa de debates, autoridades federais, estaduais e municipais, além de pesquisadores e estudiosos do tema da violência, representantes de movimentos sociais, parentes e vítimas da violência.
A CPI tem como presidente Reginaldo Lopes (PT/MG) e relatora Rosângela Gomes (PRB/RJ). A propositura da audiência em Porto Velho é da deputada Mariana Carvalho (PSDB/RO).
Números Violência
A taxa de mortalidade por homicídios no Brasil é uma das mais elevadas do mundo e o coloca na 11ª posição entre 194 países. Quando se olha a taxa entre os jovens, o número é ainda mais expressivo: quase 150 mortes para cada 100 mil jovens.
Segundo o especialista no tema, Édson Lopes Cardoso, jornalista e professor da Universidade Metodista de São Paulo, haver uma CPI para estudar essas mortes significa que, finalmente, o tema está ganhando destaque entre a classe política. O professor disse que o problema dos homicídios dos jovens negros é antigo e as causas são profundas.
Para ele é importante saber a naturalização desses assassinatos, o porquê a sociedade consente com isso e se “seremos capazes de mudar a representação humana do humano na sociedade”.
Cardoso relata que o risco de uma pessoa negra ser assassinada no Brasil é, em média, 2,5 vezes maior que o de uma pessoa branca, segundo diagnóstico da UNESCO.
Fonte: Geovani Berno
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç