Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Workshop sobre o eSocial Empresas esclareceu empresários e contadores


Workshop sobre o eSocial Empresas esclareceu empresários e contadores - Gente de Opinião

De acordo com o portal institucional, o eSocial Empresas é o novo sistema de registro para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores. O eSocial empresarial reduzirá custos e tempo da área contábil das empresas na execução de 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Nesse sistema todas as informações coletadas pelas empresas comporão um banco de dados único, administrado pelo Governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.

A implantação do sistema será realizada em duas etapas: a primeira, praticada desde 1º de janeiro de 2018, obriga a utilização do eSocial Empresas por empregadores e contribuintes com faturamento apurado superior a R$ 78 milhões em 2016. A segunda, já a partir de 1º de julho de 2018, estenderá a obrigatoriedade aos demais empregadores e contribuintes, independentemente do valor de faturamento anual.

De acordo com essa segunda exigência, as micro e pequenas empresas terão que enviar periodicamente, em meio digital, as informações para a plataforma digital do eSocial. Atualmente, esses dados já são registrados, em meios como papel e outras plataformas on-line; no entanto, com o início da operação do novo sistema, o registro será uniformizado. Todos esses dados serão enviados exclusivamente por meio do eSocial Empresas.

Para atender os empresários de pequenos negócios, no dia 22 de maio, o Senac em Porto Velho, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae em Rondônia) realizou o workshop “Desmistificando o eSocial” para esclarecer sobre o sistema. O evento foi realizado em parceria com a Receita Federal, a Previdência Social, a Caixa Econômica Federal, o Ministério do Trabalho e o Conselho Regional de Contabilidade. O Sebrae contou com o apoio da Fiero, do Senac/Fecomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas.

A primeira palestra, com a analista da Receita Federal Martha Helena de Lima Borges, tratou dos aspectos tributários relativos ao sistema. Sobre o cenário da Previdência Social falou o técnico Neuton Nogueira da Costa, que trouxe esclarecimentos de grande interesse aos contadores presentes. O gerente Nildson Ribeiro Araújo, da Caixa Econômica Federal, discorreu sobre a unificação do envio de informações pelo empregador em relação às suas obrigações previdenciárias e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Na palestra do Ministério do Trabalho, o auditor Renato Melo Soares apresentou as informações relativas aos encargos fiscais e trabalhistas. O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, José Cláudio Ferreira Gomes, destacou a importância do workshop para atualização dos profissionais da contabilidade.

Depois das apresentações, os palestrantes foram convidados para tomar lugar no palco, a palavra foi concedida para as perguntas dos empresários, contadores e demais profissionais, que ao todo somaram 170 participantes. Segundo a analista do Sebrae em Rondônia, Rita de Cássia Assis Costa, “as palestras ofereceram referenciais de grande importância para que empresários e profissionais da área contábil executem suas atribuições em tempo hábil para manter a regularidade fiscal, tributária e previdenciária”.

Para mais informações sobre a atuação do Sebrae, acesse o site www.sebrae.ro; ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo número de WhatsApp, (69) 98130-5656, pelo ou pelas plataformas Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

Deputada Cristiane Lopes solicita recursos e apoio do Exército para combater a violência

Nos últimos dias, Rondônia enfrenta uma série de ataques violentos atribuídos a facções criminosas, principalmente na capital, Porto Velho, e em mun

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Lei garante validade indeterminada para laudos de TEA e deficiências permanentes

Para aliviar a burocracia e respeitar as condições irreversíveis de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências permanentes, a d

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) se destaca como presidente da Comissão de Honrarias da Câmara Municipal de Porto Velho, uma das comissões mais dinâ

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça discute projetos de inclusão na rede municipal de ensino de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) esteve em reunião com o secretário de educação de Porto Velho, Leonardo Leocadio, e o secretário adjunto, Walter Na

Gente de Opinião Quinta-feira, 16 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)