Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia Inca

Banco da Amazônia lança livro sobre geoglifos do Acre


Gente de Opinião
Literatura a respeito do fenômeno resulta de monografia feita em 2010; geoglifos do Accre são hoje conhecidos no mundo /PLANETA COM VIDA


Patrocinado pelo Banco da Amazônia e publicado pela Editora Printac, o livro Geoglifos do Acre e a Proteção de Sítios Arqueológicos no Brasil, de autoria de Tiago Juruá Damo Ranzi, será lançado amanhã, às 19h30, na Biblioteca da Floresta, com a presença dos pesquisadores do Projeto Geoglifos Denise Schaan, Antonia Damasceno e Alceu Ranzi.
 

A obra busca contribuir com os estudos sobre os intrigantes geoglifos, que atraem a atenção de todo o mundo e ainda são objeto de questionamentos. O autor fez uma pesquisa sobre a proteção jurídica desses sítios arqueológicos no Brasil.


A obra é resultado da monografia de conclusão do curso de Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina, sob a orientação do professor Rafael Burlani, apresentada em 2007 e atualizada em 2010.


“Em 2009, apresentei ao Banco da Amazônia um projeto para a publicação do trabalho em livro. Após a aprovação, o texto foi atualizado com novas informações acerca dos geoglifos, recebendo ainda acréscimos dos fotógrafos Edison Caetano, Sérgio Vale e Diego Gurgel”, revela.
 

Inicialmente, a obra aborda a relação do Patrimônio Cultural com o Direito Ambiental e apresenta um histórico das Constituições e demais legislações que tratam da formação e proteção do patrimônio cultural no Brasil, a exemplo do instituto do tombamento. Inclui, ainda, comentários às consequências e responsabilidades dispostas na legislação para os danos causados aos geoglifos, bem como a competência de cada ente governamental e da sociedade quanto à proteção de sítios arqueológicos no Brasil.
 

Apesar de o tema ser jurídico, particularidade poderia remeter o leitor a uma linguagem mais técnica. Em geral, o texto da obra é simples e acessível, mesmo para pessoas que não são da área jurídica, servindo como importante fonte de consulta à sociedade em geral. “Gosto muito de escrever, e, mesmo com o rigor acadêmico que o estudo exigia, acabei escrevendo do meu jeito, de forma simples, evitando o 'juridiquês' bastante comum em trabalhos da área, e isso foi colocado como ponto positivo pela banca avaliadora”, lembra.

Sobre o autor

Tiago Juruá Damo Ranzi é biólogo e bacharel em Direito, formado respectivamente pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Univali. Entre 2005 e 2008 foi presidente da CAIPORA Cooperativa para Conservação da Natureza e atuou em diversos projetos ambientais na região de Florianópolis (SC). Trabalhou no Ministério Público do Estado do Acre, como Assessor Técnico-Jurídico da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente, entre 2008 e 2009, período no qual participou ativamente do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CEMACT) e da Comissão Temporária de Estudo sobre os Geoglifos do Acre, como representante do Ministério Público Estadual. Atualmente é Analista Ambiental Federal do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Fonte: Agência de Notícias do Acre / Jackie Pinheiro
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo divulga relatório da ONU de 2015 sobre presídios brasileiros

  Débora Brito - Repórter da Agência Brasil A Secretaria Especial de Direitos Humanos publicou o relatório elaborado pelo Subcomitê das Nações Unidas

OMS alerta sobre a necessidade de prevenir e tratar os diversos tipos de hepatites

Renata Giraldi Agência Brasil Brasília – Na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (27)

Usina Jirau monitora mercúrio na saúde da família

As equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) que atuam nas unidades de saúde dos distritos de Fortaleza do Abunã, Nova Mutum Paraná e Abunã se tor

Marinha Raupp e prefeitos reúnem-se com ministério do Turismo para desenvolver plano Turístico nos municípios da BR 429

Brasília - A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), juntamente com os prefeitos de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel e São Francisco do Guaporé,

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)