Segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013 - 11h20
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) apresentou à imprensa na sexta-feira (1) a campanha de prevenção à DST’s e a estratégia de saúde adotada durante o período de carnaval. Durante os dias de folia, a Semusa tem como meta distribuir panfletos explicativos e mais de 150 mil preservativos femininos e masculinos nas unidades de saúde e em locais escolhidos de forma adequada. O secretário municipal de saúde, Macário Barros, explica que não haverá a entrega aleatória nas ruas. “Não concordamos com a distribuição em locais indiscriminados, desta forma evitamos que os preservativos sejam entregues a crianças e adolescentes ou que sejam utilizados como balão, e a finalidade não é esta” explicou Macário.
O secretário e médico Dr. Macário faz ainda um alerta a população: “Orientamos que sejam evitadas as brincadeiras de beijo, não é saudável, pois estamos sujeitos a contrair hepatites, herpes, aids, tuberculose, não através do ato, mas sim dos cortes ocasionados durante o momento”, orientou.
Entre os dias 4 e 7 de fevereiro a secretaria vai ampliar também o projeto “DST's e medidas preventivas”, que visa levar as empresas orientações de prevenção e saúde. Serão atendidas oito empresas, com possibilidade de expansão. Aos estabelecimentos interessados basta ligar no telefone 3904-2930.
Já falando em atendimentos, para o período de festas, o número de ambulâncias foi reforçado. Estão disponíveis mais duas unidades de UTI móvel e uma unidade básica, além das equipes profissionais reservas. “Esta foi uma das determinações do prefeito quanto ao trabalho das unidades de saúde e do Samu, o reforço de ambos para atender a possível demanda extra ocasionada pelo carnaval”, frisou o secretário.
Fonte: Renata Beccária
Governo divulga relatório da ONU de 2015 sobre presídios brasileiros
Débora Brito - Repórter da Agência Brasil A Secretaria Especial de Direitos Humanos publicou o relatório elaborado pelo Subcomitê das Nações Unidas
OMS alerta sobre a necessidade de prevenir e tratar os diversos tipos de hepatites
Renata Giraldi Agência Brasil Brasília – Na véspera do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje (27)
Usina Jirau monitora mercúrio na saúde da família
As equipes do Programa da Saúde da Família (PSF) que atuam nas unidades de saúde dos distritos de Fortaleza do Abunã, Nova Mutum Paraná e Abunã se tor
Brasília - A deputada federal Marinha Raupp (PMDB), juntamente com os prefeitos de Costa Marques, Seringueiras, São Miguel e São Francisco do Guaporé,