Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019 - 13h13
Com foco no esclarecimento de dúvidas e no aprimoramento do processo de remessa das prestações de contas de gestão do exercício 2018, foi aberta nesta segunda-feira (11), no auditório do Tribunal de Contas (TCE-RO), capacitação voltada aos gestores e aos técnicos que atuam em setores como contabilidade e controle interno.
Trata-se da última etapa do evento, que percorreu o interior do Estado, com turmas na semana passada para os jurisdicionados dos polos de Vilhena, Cacoal e Ariquemes. A organização é da Escola Superior de Contas (Escon) em conjunto com a Secretaria-Geral de Controle Externo (SGCE).
Nesta segunda-feira, a abertura foi feita pelo diretor da Escon, Raimundo Oliveira Filho, que, além de dar as boas-vindas aos participantes, fez a apresentação dos instrutores, os auditores de controle externo Gustavo Pereira Lanis e Luciane Bernardo Kochmanski.
CONTEÚDO
Na capacitação, que se estende ao longo desta segunda-feira, totalizando oito horas-aula, são apresentados e esclarecidos pontos sobre os relatórios e documentos exigidos para o envio da prestação de contas dos gestores municipais e estaduais, referentes ao exercício 2018.
Os instrutores destacaram a importância do envio tempestivo (dentro do prazo) e também da integralidade da documentação, abordando ainda detalhes sobre composição, estrutura e requisitos dos relatórios e demonstrativos.
As unidades controladas encaminham de modo eletrônico, por meio do sistema Sigap Corporativo/Recepção de Dados, as prestações de contas anuais consolidadas dos gestores.
Ainda no conteúdo da capacitação, serão enfocadas as principais falhas e erros observados durante a análise de prestações de contas em anos anteriores, bem como apresentada a plataforma de envio da documentação, por meio do Sigap Corporativo/Recepção de Dados.
Há ainda espaço para o esclarecimento de dúvidas e questionamentos feitos pelos participantes da capacitação.
O governo de Rondônia mais uma vez se destaca no cenário nacional. O Porto de Porto Velho conquistou o 1º lugar na categoria “Conformidade Regulatór
Após tratativas com o Governo Federal, o governador de Rondônia Marcos Rocha garantiu a liberação de R$ 12.339.000,00 para o fortalecimento das ações
Os rumos coletivos em se tratando de desenvolvimento socioambiental, de infraestrutura, segurança e principalmente, o posicionamento geral dos gover