Segunda-feira, 14 de novembro de 2022 - 13h40
O maior prêmio de arte-educação do Brasil, promovido pelo Instituto Arte
na Escola, chegou à sua 23° edição. Voltado exclusivamente para professores de
Arte do ensino formal, o Prêmio Arte na Escola Cidadã tem um único objetivo:
identificar projetos transformadores. Na categoria Fundamental II, a vencedora
foi a professora Keila Correia, de Espigão do Oeste (RO), com o projeto “De
onde vem a cinta do povo Cinta Larga”. O lançamento do documentário que
apresenta o projeto acontece na próxima quinta-feira, 24, às 19h, no canal do
Instituto Arte na Escola (youtube.com/InstitutoArtenaEscola).
Localizada na Terra Indígena Roosevelt, a EIEEFM Sertanista Benedito
Brígido da Silva é uma escola que tem uma missão importantíssima: manter viva a
cultura de um povo. Mesmo que o português seja pouco usado, pois sua língua
materna é o Tupi Mondé, a professora percebeu que para além da oralidade,
muitos estudantes sequer sabiam a origem do nome do próprio povo. Foi aí que
junto com a comunidade escolar e os sabedores da aldeia, que Keila fomentou o
processo de retirada da casca da árvore chamada Imbirema, do processo de
pintura e o motivo pelo qual os homens usavam esta cinta.
Toda a comunidade esteve envolvida neste trabalho, realizando desenhos e
pinturas culturais, textos na língua materna e no português e registrando por
fotos, o processo de retirada e pintura da cinta.
Cada projeto vencedor ganha uma bonificação em dinheiro, e um
documentário que apresenta as práticas aplicadas em sala de aula e que inspiram
tantos outros professores de arte do país. O lançamento acontecerá na próxima
quarta-feira, dia 24 de novembro, 19h no canal do IAE (youtube.com/InstitutoArtenaEscola). Estarão
presentes Jaqueline Vasconcellos, coordenadora geral do Instituto e
Roberta Estrela D'Alva, artista homenageada da edição.
No ano de 2022, o Prêmio Arte na Escola Cidadã trabalhou pela primeira vez
em sua história com a linguagem teatral, tendo como sua homenageada a artista
Roberta Estrela D’Alva, que fez uma apresentação artística de Slam (declamação
de poesias ritmadas) durante a Cerimônia do Prêmio. Toda a identidade visual do
Prêmio foi inspirada em fragmentos da peça “Antígona Recortada - Contos que
Cantam sobre Pousospássaros”, bem como todo o material educativo elaborado pelo
IAE para os inscritos no prêmio.
O Prêmio Arte na Escola Cidadã tem a missão de incentivar professores de
arte, dando visibilidade para projetos que guardam em si a potência de
transformar estudantes, cidadãos e comunidades. A premiação é destinada para
projetos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II,
Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesta edição do
prêmio, os projetos deveriam ter sido realizados nos anos de 2019, 2020 e/ou
2021, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o
território nacional. Para a realização do prêmio, o Instituto Arte na Escola convoca
comissões avaliadoras para selecionar professores de artes que desenvolvem
projetos envolvendo uma ou mais linguagens artísticas (música, teatro, artes
visuais, dança, etc.).
Estes documentários são resultado do XXIII Prêmio Arte na Escola Cidadã,
que tem o objetivo dar visibilidade a projetos desenvolvidos por professores de
Artes em exercício, bem como reconhecer e divulgar projetos exemplares nesta
área de conhecimento. Este é um projeto do Instituto Arte na Escola
(@iartenaescola), realizado pelo Governo do Estado de São Paulo através do
Programa de Ação Cultural (ProAC) e patrocínio da Sky e da Iochpe Maxion.
Sobre o Instituto Arte na Escola - Há mais de 30 anos, o Instituto
Arte na Escola (IAE), qualifica, incentiva
e reconhece o ensino da arte na Educação Básica brasileira, defendendo que a
arte é um objeto do saber e que desenvolve nos estudantes habilidades
perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência
crítica, não se limitando à auto expressão e à criatividade. O Instituto
promove formação docente continuada através da Rede Arte na Escola; dos cursos
online e percursos formativos; produção e distribuição de materiais educativos
para subsidiar os educadores, como por exemplo, a Série Novos Artistas da Arte
Contemporânea, e o selo Arte na Escola (edição de materiais para educadores e
alunos, em parceria com editoras) e é o responsável pela realização do Prêmio
Arte na Escola Cidadã.
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