Quarta-feira, 19 de julho de 2023 - 11h06
O anúncio da abertura do processo
de licitação pelo Ministério dos Transportes, por meio do Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para contratação de empresa para
execução das obras da ponte binacional sobre o Rio Mamoré, ligando as cidades
de Guajará-Mirim à Guayaramerin (Bolívia), é mais uma vitória da Federação das
Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), que fez dessa agenda uma de suas
bandeiras em defesa do desenvolvimento bilateral por facilitar o escoamento dos
produtos brasileiros e bolivianos, resultando no intercâmbio de negócios mais
atrativo.
O Ministério dos Transportes, por
meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), divulgou
um aviso de licitação no Diário Oficial da União. A licitação, que será
realizada de forma eletrônica, tem como objetivo contratar uma empresa para a
execução das obras da Ponte Internacional sobre o Rio Mamoré, além dos acessos
e complexos de fronteira que conectarão o Brasil, mais especificamente
Guajará-Mirim, à Bolívia, em Guayaramerin, pela rodovia BR-425/RO.
Considerada uma obra estratégica
para a integração internacional, a ponte ligando os dois países em poucos
minutos encerra um ciclo de dependência da travessia que até então é feita por
balsas, ou pequenas embarcações, no caso do deslocamento de pessoas. Com 1200
metros de extensão, a ponte contempla além das faixas para veículos e
respectivos acostamentos, recuos para a travessia de pedestres.
Para o presidente da FIERO, Marcelo
Thomé, “trata-se de uma das importantes obras estruturantes que impulsionará o
desenvolvimento regional e efetivará as relações comerciais de Rondônia com os
países como a Bolívia, e demais países andinos, se tornando mais uma via
alternativa de saída para o Pacífico”, disse, acrescentando que se torna rota
para escoamento de produtos brasileiros pelo porto do Chile.
De acordo com o ex-presidente da
FIERO, Miguel de Souza, que também já foi diretor do DNIT, esta construção
significa "um importante propósito de impulsionar o desenvolvimento da
infraestrutura física de integração Sul-Americana e ressaltou ainda que esta
ponte faz ligação com a rodovia interoceânica, "Saída para o
Pacífico", projeto pelo qual ele foi o idealizador.
A construção da ponte sobre o Rio
Mamoré resgata um compromisso internacional firmado pelo Brasil com a Bolívia
há mais de um século, nos termos dos acordos de Notas, de 25 de setembro de
1971, e do Protocolo Adicional ao Tratado de Petrópolis de 1903, de 27 de
outubro de 1966. Souza enfatizou que o primeiro anúncio da construção da ponte
foi no ano de 2009, cuja a obra estava contemplada no antigo Programa de
Aceleração do Crescimento (PAC), e que agora retorna com força total para ser
finalmente construída.
Mediante a esta situação
favorável, e com o anúncio da retomada das obras estruturantes, via PAC, pelo
Governo Federal, o senador Confúcio Moura (MDB-RO), que preside a Comissão de
Infraestrutura do Senado Federal, confirmou a inclusão desta importante
edificação no programa. Segundo Moura, a retomada do processo licitatório vai
corrigir um acordo histórico e que trará inúmeros benefícios para Rondônia,
para o Brasil e demais países vizinhos.
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