Domingo, 10 de outubro de 2021 - 10h34
O setor de
tecnologia ganhou destaque na atual gestão do Governo de Rondônia. De 2019 a
2021, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação
(Setic) realizou diversas atividades que atendem às atribuições, como
coordenar, padronizar e organizar a tecnologia da informação e comunicação
(TIC) do Governo do Estado.
Uma das ações destacada nos mil dias de
gestão do governo Marcos Rocha refere-se ao fortalecimento da tecnologia, com a
reestruturação da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação
(Detic) da Superintendência do Estado para Resultados (EpR), em
Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic),
conforme a Lei Complementar nº 1062, do Diário Oficial.
A mudança não aumentou o número de cargos,
nem de despesas e teve o objetivo de aprimorar a tecnologia da informação e
comunicação do Estado com a aquisição de equipamentos, ativos de rede e
softwares de ponta, visando a expansão do Data Center governamental, além de
ampliar a capacidade de armazenamento, garantiu também o aprimoramento e a
melhoria das rotinas de segurança.
Outro investimento na infraestrutura foi a
aquisição de um Data Center de redundância (modelo container), equipamentos e
softwares de ponta com o objetivo de melhorar a alta disponibilidade de
serviços. Com essas aquisições, o acesso a diversos serviços ganhou mais
celeridade e a garantia de continuarem em funcionamento mesmo em casos de
interrupções de energia, otimizando também os trabalhos dos servidores públicos
do Estado.
DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
A Setic também avançou na desburocratização,
agilidade, publicidade e transparência do serviço público. Concebido sob a
liderança da Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep), gestora do projeto
(cliente), com a parceria da Setic (desenvolvedora), o novo Portal do Servidor,
cujo acesso pode ser feito por meio do endereço portaldoservidor.sistemas.ro.gov.br,
contempla vários serviços ou sistemas integrados, entre eles a integração com o
e-estado, alpha (carta de serviços de RH), SIF (homologação de frequência do
servidor), SID (solicitação de férias), Skala (registro de plantão) e o
Comunique-se (intranet), que propõe melhorar a comunicação interna – do servidor
com a Administração.
A Plataforma de Publicação Eletrônica (PPE),
desenvolvida em parceria com o Diário Oficial do Estado de Rondônia (DIOF- RO),
é um sistema que permite a solicitação e gerenciamento de publicações das
unidades governamentais e não governamentais de Rondônia. O que antes era feito
manualmente, hoje conta com mais agilidade e segurança, facilitando a
continuidade das atividades do DIOF que, mesmo com a pandemia, se manteve
estável economicamente. A plataforma é um marco por ampliar a publicidade dos
atos do Poder Executivo, mas também por fornecer mecanismo que fortalece a
democracia.
AMBIENTAL, SAÚDE, AGRO E INDÚSTRIA
VisaOn: Plataforma de Vigilância Sanitária Rondônia em parceria com a
Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa). Foi o sistema
que revolucionou a operação e gerência do serviço de vigilância sanitária do
Estado no atendimento às demandas dos empreendedores do setor de saúde e da
população.
SUSIE: Sistema
de Fiscalização de produtos de origem animal em parceria com a Agência de
Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron). O sistema faz emissão
on-line de vistoria para os 18 tipos de indústrias e agroindústrias que
trabalham com produtos de origem animal em Rondônia. A iniciativa para
construção do novo sistema tem por objetivo facilitar o acesso dos
estabelecimentos aos serviços fornecidos pelo Estado.
SOCIEDADE E A PANDEMIA
Além das ações entre os servidores, a Setic
se fez presente no desenvolvimento do software para fornecimento de refeições
aos cidadãos vulneráveis de maneira eficiente, no projeto “Prato Fácil”, em
parceria com a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social
(Seas).
Durante o período de home office foram
lançados 23 novos sistemas. Em destaques estão:
Programa de Transparência de Renda Temporária
(AmpaRO) – Desenvolvido em apenas cinco dias, em
parceria com a Seas, destinado ao cadastramento de famílias em situação de
vulnerabilidade socioeconômica em Rondônia, tendo como resultado mais de 22 mil
beneficiários.
Sistema de Análise de Propostas Culturais
(SapCultural) – Desenvolvido em parceria com a
Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),
visando garantir renda emergencial para os profissionais dos setores cultural,
criativo e ações de fomento à cultura, por meio da realização de prêmios e
editais para o setor. Foram nove editais publicados, mais de 600 cadastros e
124 artistas contemplados com o auxílio.
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