Sexta-feira, 16 de setembro de 2022 - 17h15
Proporcionar água tratada e esgotamento sanitário, inclusive com tratamento do esgoto para evitar a poluição de rios, é uma das ações que o Estado de Rondônia vem priorizando para garantir uma vida saudável aos rondonienses, colocando a saúde pública em primeiro lugar.
O sistema de captação e distribuição de água de Rondônia ainda é deficitário; um problema que se arrasta desde a implantação dos serviços de saneamento básico, datada a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM.
ÁGUA POTÁVEL
Com os recursos repassados pelo Poder Executivo à Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia - Caerd, nos últimos dois anos a empresa, com o intuito de ampliar a oferta de água potável à população, perfurou poços tubulares profundos nos municípios de Porto Velho, Ouro Preto do Oeste, Espigão do Oeste, e nos distritos de Nova Londrina (microrregião de Ji-Paraná), Nova Mutum (distrito de Porto Velho) e Estrela de Rondônia (distrito de Presidente Médici).
“Foram mais de dez poços tubulares profundos perfurados até agora. Tem poço que chega a produzir 1,5 milhão de litros de água por dia”, destaca o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão.
O diretor comenta que só este ano o Estado de Rondônia destinou R$ 20 milhões à Companhia para a aquisição de materiais como bombeadores, materiais hidráulicos, entre outros, visando ampliar as redes e a capacidade de produção para que a água potável chegue às pessoas mais necessitadas; bem como o tratamento de esgoto nas localidades de atuação da Caerd.
REATIVAÇÃO DE OBRAS
Outro passo importante da atual gestão é a retomada de obras paradas como as do Plano de Aceleração do Crescimento - PAC, projeto do Governo Federal.
Só na Capital, por exemplo, a reativação das obras do PAC prevê uma ampliação que visa dobrar a produção de água potável. Atualmente a unidade de tratamento de água produz mais de 57 milhões de litros de água potável por dia; com a finalização da obra a produção será de 130 milhões de litros de água por dia. Os trabalhos para a conclusão da obra estão em ritmo acelerado.
O município de Vale do Paraíso, na região Central de Rondônia, estava com o sistema de tratamento de água parado há sete anos. A retomada das obras e os serviços de tratamento da equipe da Caerd estão proporcionando água potável à população da cidade. “Tratar água é o que a Companhia sabe fazer e isso traz saúde pública”, finalizou Brancalhão.
O Estado de Rondônia, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES contratou uma consultoria para apresentar um estudo definitivo para atender a população do Estado com água tratada e esgotamento sanitário, inclusive nas áreas rurais.
O projeto prevê que até 2033 cada rondoniense terá água e esgoto em casa.
O governo de Rondônia mais uma vez se destaca no cenário nacional. O Porto de Porto Velho conquistou o 1º lugar na categoria “Conformidade Regulatór
Após tratativas com o Governo Federal, o governador de Rondônia Marcos Rocha garantiu a liberação de R$ 12.339.000,00 para o fortalecimento das ações
Os rumos coletivos em se tratando de desenvolvimento socioambiental, de infraestrutura, segurança e principalmente, o posicionamento geral dos gover