Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Entendendo a importância do Podemos para refundação do Brasil, a partir da eleição do próximo presidente


Entendendo a importância do Podemos para refundação  do Brasil, a partir da eleição do próximo presidente - Gente de Opinião

Fundado há 28 anos no Brasil, por ideólogos da estatura de Dorival e José de Abreu, e alicerçado no liberalismo democrático, o partido PODEMOS consolidou espaço definitivo na política brasileira sob a liderança da entusiasta jovem Renata Abreu, lançando candidatos próprios à presidência da república: Thereza Ruiz, em 1988, e Álvaro Dias, em 2018.

Hoje, o PODEMOS representa um dos fenômenos mais interessantes da história recente da política nacional, como instrumento de mudança sob a égide da transparência e de práticas democráticas, com a visão de que o bem-estar e a dignidade constituem a necessidade maior de toda a população.

Desde a sua fundação, em março de 1995, o PODEMOS tornou-se a legenda que melhor representa a cidadania. Firmou-se no cenário político brasileiro como um marco histórico em termos de participação no processo eleitoral, com reconhecida eficiência organizacional.

 A "musculatura" do Podemos vai muito além da sua própria organização, dado que tem a capacidade de articular os setores mais avançados da sociedade civil em um projeto maior de mudança política. Ao mesmo tempo, trabalha para incluir os movimentos populares, acima de polarizações político-ideológicas, em um processo notadamente participativo—um eficaz instrumento de mudança política no Brasil de hoje.

A legitimidade advém da vontade social, uma ferramenta imprescindível para a mudança de que o País necessita invariavelmente. O processo de ampliar espaços na consciência nacional tem sido lento e penoso, mas os resultados da conscientização popular são inegáveis.

O desafio maior, entretanto, continua sendo chegar à próxima eleição  presidencial o mais forte possível, com a visibilidade necessária para eleger seu candidato natural à presidência em 2026—o ex-deputado federal, ex-senador, ex-governador, e ex-líder no Senado da República Álvaro Dias. Dias é um Ícone de dignidade e competência, com inquestionável experiência executiva e legislativa, engajado numa  aliança suprapartidária com condições de redesenhar a política brasileira.

DESPERTA BRASIL! É passado o tempo de acordar dessa letargia gerada e alimentada pela polarização fisiologista, que alimenta a ilusão de que só se deve olhar para a esquerda, ou para a direita, para refundar a Nação. É preciso olhar para frente, e caminhar juntos, promovendo a convergência de todos os cidadãos de bem, conscientes de que a solução somos todos nós, juntos. Embalados por essa esperança, é possível recolocarmos o país no caminho de seu glorioso destino.  

É preciso de fato distribuir as riquezas nacionais entre TODOS os cidadãos em dia com seus impostos. O cidadão não deve servir apenas como fonte do poder, mas sentir-se partícipe na justa distribuição das riquezas nacionais, o que requer um amplo debate entre Estados e Sociedade, objetivando a reformulação da legislação em vigor para a distribuição direta dos royalties das riquezas nacionais, de forma que o cidadão tenha sua parcela nos lucros, como proprietário de fato e de direito do território nacional.

Não é legítimo nem justo que uma casta legisle de forma perpétua, privando as gerações vindouras da participação democrática e justa na divisão das riquezas do subsolo brasileiro. No universo nada é estático e tudo está em permanente transformação, o que requer constante adequação à realidade.

O PODEMOS tem em seus quadros idealistas absolutamente capazes de assumir e realizar esse propósito de peso histórico que tem sido negado ao Brasil ao longo de décadas de falácias, demagogias, privilégios inaceitáveis e corrupção institucionalizada.

Juntos, PODEMOS e devemos mudar o Brasil.

Enquanto houver idealismo, saúde e disposição, devemos, por imposição dos deveres moral, de consciência e de cidadania, lutar para retribuir a esperança de milhares de cidadãos que não perderam a fé e não podem ficar órfãos dos líderes em quem confiam.

____________

* Samuel Sales Saraiva é cidadão brasileiro e americano, e atuou como suplente de deputado federal por Rondônia na 47ª Legislatura. Autor de incontáveis projetos e propostas voltadas para o engajamento social e a proteção ambiental, já foi membro do National Press Club of Washington (NPC) e da National Association of Hispanic Journalists (NAHJ) em Washington, D.C.


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

CRISTÃOS esperam por Jesus há 2.000 anos.Os MUÇULMANOS esperam por um messias da linhagem de Maomé há 1.300 anos.Os HINDUS esperam por Cali há 3.700

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Contrariando os costumes da sua época, na qual "Deus abençoava os ungidos com poder, mulheres e concubinas" (e seus preceitos seriam eternos, e não

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Washington DC – O furacão “Milton”, de categoria 4  e extremamente perigoso, aumentou de categoria na terça-feira enquanto avançava em direção à F

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Esse planeta se chama Terra; é habitado por HUMANOS!  Se dizem adoradores de Deus, mas se matam para impor suas religiões; possuem ínfima racionali

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)