Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Samuel Saraiva

Reflexão de Natal


Hugo, 3, e Fabrício, 4, que ajudam os pais a catar lixo em Ribeirão Preto, São Paulo - Foto: DANIELA FALCÃO, Folha de S. Paulo - Gente de Opinião
Hugo, 3, e Fabrício, 4, que ajudam os pais a catar lixo em Ribeirão Preto, São Paulo - Foto: DANIELA FALCÃO, Folha de S. Paulo

É Natal para 31,2% da população mundial que celebra o nascimento daquele que condenou a hipocrisia e o egoísmo, e defendeu a fraternidade, a compaixão, a justiça, o bem-estar e a liberdade, no formato que o conhecimento da época lhe permitiu conceber. Mas a realidade é que crescemos apenas em quantidade e já somos 7,888 bilhões no planeta, mas o desafio de evoluir em consciência persiste.

Enquanto a fé é celebrada com regozijo, luzes, ostentação, extravagância e fartura de alimentação, mais de 2,3 bilhões de humanos vivem nesse instante numa realidade de insegurança alimentar, e 735 milhões são flagelados pela fome, muito disputando alimentos podres com as aves de rapina em lixões a céu aberto.

Conforme relatório da “Global Religion 2023”, feita em 26 países, a maioria dos brasileiros que tem uma religião se denomina cristã (70%), no entanto, o Brasil possui uma média anual acima de 54.000 homicídios, incluindo feminicídios, realidade que ironicamente iria deixar o aniversariante envergonhado, e de certa forma culpado, por ter seu nome usado e denegrido com práticas que ele condenou.

Sob os olhos do Deus único que dizem acreditar, cristãos, judeus, muçulmanos, e hindus, entre outras crenças, se matam em guerras insanas e imorais. De fato cabe-nos a indagação: onde nossa racionalidade esta falhando? No excesso de uma Fé não materializada, ou na escassez das boas obras?

A presunção de felicidade de cada religioso, só será realidade quando as obras forem praticadas com o mesmo fervor da fé, num exercício diário de compaixão, caridade, solidariedade e respeito pela vida, uns dos outros, na observância da coexistência. 

Aos amigos, familiares, parentes e ao irmão desconhecido, externo sinceros desejos de felicidades em cada momento da existência, paz e saúde, seja qual for sua crença e sua capacidade de enxergar sem indiferença, ou sectarismo, filosófico, político ou religioso a realidade que castiga impiedosamente os mais humildes, indefesos, inocentes e vulneráveis, invisíveis aos olhos da alma e da religiosidade.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

Enquanto uns substituem os outros ao longo de séculos e milênios, a lenda de que um “Salvador” surgirá para resgatá-los desse delírio crônico, continua…

CRISTÃOS esperam por Jesus há 2.000 anos.Os MUÇULMANOS esperam por um messias da linhagem de Maomé há 1.300 anos.Os HINDUS esperam por Cali há 3.700

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Ranço cultural religioso impõe bloqueio a mentes aprisionadas nas bolhas socioculturais

Contrariando os costumes da sua época, na qual "Deus abençoava os ungidos com poder, mulheres e concubinas" (e seus preceitos seriam eternos, e não

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Tragédia anunciada: furacão varrerá sul dos Estados Unidos

Washington DC – O furacão “Milton”, de categoria 4  e extremamente perigoso, aumentou de categoria na terça-feira enquanto avançava em direção à F

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Realidade ou Fantasia, Fato ou Fake?

Esse planeta se chama Terra; é habitado por HUMANOS!  Se dizem adoradores de Deus, mas se matam para impor suas religiões; possuem ínfima racionali

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)