Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ação “Toda Mulher Precisa de Cuidado” faz último atendimento na zona leste de Porto Velho

Ação atende moradoras em idade fértil dos residenciais Cristal da Calama, Orgulho do Madeira e Morar Melhor


Foto: Saul Ribeiro - Gente de Opinião
Foto: Saul Ribeiro

Neste sábado (29), acontece o último dia da ação social “Toda Mulher Precisa de Cuidado”, da Prefeitura de Porto Velho, que facilita o acesso das mulheres em idade fértil, moradoras do Cristal da Calama, Orgulho do Madeira e Morar Melhor aos serviços básicos de saúde na rede municipal.

Para evitar aglomerações que comprometam o enfrentamento da pandemia da Covid-19, o atendimento será feito simultaneamente em três Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 13h. o trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

As mulheres residentes no Cristal da Calama serão atendidas na unidade Hamilton Gondin, à rua José Amador dos Reis, bairro Tancredo Neves.

As moradoras do residencial Orgulho do Madeira devem se dirigir à UBS Socialista, na rua Mané Garrincha, bairro Socialista.

As que residem no Morar Melhor serão atendidas na UBS do bairro Castanheira, à rua Pau Ferro, bairro Cohab.

Para receber o atendimento é necessário que as mulheres procurem antecipadamente o síndico do residencial onde moram ou o presidente da associação de moradores para fazer o agendamento.

ATENDIMENTOS

Outras duas etapas do atendimento já foram realizadas pela PrefeituraOutras duas etapas do atendimento já foram realizadas pela PrefeituraResponsável pelo projeto, a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Semusa, Ana Emanuela Carvalho Chagas, diz que outras duas etapas do atendimento já foram realizadas pela Prefeitura.

Nas duas primeiras, que aconteceram nos dias 15 e 22 deste mês, foram registrados 178 procedimentos, entre coletas de materiais para exames preventivos do câncer de colo do útero, consultas para início de acompanhamento do pré-natal, orientação e prescrição de métodos contraceptivos e consultas odontológicas para as gestantes.
“Observamos que a maior demanda é por realização de exame preventivo do câncer de colo uterino”, explica a coordenadora.

Ana Emanuela acrescenta que após a emissão dos resultados dos exames a equipe organizadora pretende organizar uma nova ação para entrega dos documentos. Segundo ela, o projeto será levado a outras áreas da cidade para que mais mulheres sejam contempladas.

“Solicitamos às mulheres que ainda não fizeram o agendamento, que procurem os síndicos nos residenciais Morar Melhor, Orgulho Madeira e Cristal da Calama. Ainda dispomos de vagas em nossas agendas. E no dia do atendimento levem cartão SUS e CPF. Quem estiver com sintomas de gripe deve adiar o atendimento”, esclarece.

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência

Governo de Rondônia cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência

O Governo de Rondônia está avançando com soluções para viabilizar a implantação do novo Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) em Porto Velho. Na

Inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim; estrutura especializada e atendimento aos povos originários

Inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim; estrutura especializada e atendimento aos povos originários

Com capacidade total de 72 leitos, somando os destinados a adultos, pediatria, lactantes e emergências, o Hospital Regional de Guajará-Mirim vai ser

Marco para Saúde: governador Marcos Rocha inaugura novo Hospital na Pérola do Mamoré em RO

Marco para Saúde: governador Marcos Rocha inaugura novo Hospital na Pérola do Mamoré em RO

O Governo de Rondônia cumpriu a missão de concluir a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, considerada uma das obras mais aguardadas pela popu

Gente de Opinião Domingo, 9 de março de 2025 | Porto Velho (RO)