Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ações de conscientização contra a hepatite e combate à desinformação são executadas em Porto Velho

Atividades são desenvolvidas para ampliar a importância da vigilância, prevenção e controle da doença


Julho é o mês dedicado a ações de conscientização sobre as hepatites virais - Gente de Opinião
Julho é o mês dedicado a ações de conscientização sobre as hepatites virais

Julho é o mês dedicado a ações de conscientização sobre as hepatites virais. A campanha Julho Amarelo, encabeçada pelo Ministério da Saúde, reforça a importância da vigilância, prevenção e controle da doença. Em Porto Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) intensificou as atividades dedicadas ao tema, focando no combate ao estigma e desinformação.

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ser causada por diferentes motivos, entre eles vírus, consumo excessivo de álcool, medicamentos e doenças autoimunes. Os tipos virais mais comuns são a hepatite A, B e C, cada uma com características, modos de transmissão e tratamentos específicos.

Através da Coordenação Municipal de Vigilância das Hepatites Virais, a Semusa trabalha para combater as muitas informações incorretas que circulam a respeito dessa doença, contribuindo com o preconceito ao paciente e o aumento da desinformação.

MITOS E VERDADES

Os tipos virais mais comuns são a hepatite A, B e COs tipos virais mais comuns são a hepatite A, B e C

Para ajudar a informar a população, a Semusa esclarece algumas das principais dúvidas sobre a hepatite.

Hepatite é sempre uma doença grave?

Mito. Nem todas as hepatites evoluem para quadros graves. A hepatite A, por exemplo, geralmente não causa complicações sérias e o paciente se recupera totalmente. Já as hepatites B e C podem se tornar crônicas, mas com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, muitas pessoas levam uma vida normal e saudável.

Apenas usuários de drogas estão em risco de contrair hepatite?

Mito. Embora a droga injetável, através de seringas compartilhadas, seja um fator de risco significativo, a hepatite pode ser contraída de várias outras maneiras. A hepatite A é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, enquanto as hepatites B e C podem ser transmitidas por relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue não testado e compartilhamento de itens pessoais como lâminas de barbear e escovas de dente.

A vacinação contra a hepatite B é recomendada para todas as faixas etáriasA vacinação contra a hepatite B é recomendada para todas as faixas etárias

A vacinação só é necessária para crianças?

Mito. A vacinação contra a hepatite B é recomendada para todas as faixas etárias, não apenas para crianças. Adultos não vacinados e pertencentes a grupos de risco devem se vacinar para prevenir a infecção.

Todos precisam se preocupar com a hepatite?

Verdade. A hepatite, especialmente nas formas B e C, pode ser assintomática por anos, enquanto o vírus danifica o fígado, silenciosamente. Por isso, o diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz e prevenção de complicações graves, como a cirrose e o câncer de fígado.

Hepatite tem cura?

Verdade. A hepatite A sempre se cura sem necessidade de tratamento específico. A hepatite B pode ser controlada e, em alguns casos, eliminada pelo organismo. Por sua vez, a hepatite C tem cura em mais de 95% dos casos, graças aos tratamentos antivirais modernos.

Importância do Diagnóstico Precoce

Diagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficazDiagnóstico precoce é crucial para o tratamento eficaz

A rede municipal de saúde oferece o teste rápido para diagnóstico da hepatite em todas as unidades de saúde da zona urbana e rural, com profissionais capacitados para a realização do procedimento. O exame é rápido, gratuito e não necessita de agendamento de horário.

Segundo a coordenadora Municipal da Vigilância das Hepatites Virais da Semusa, Cemíremes Fernandes, “é fundamental que a população aproveite esses recursos para assegurar uma detecção precoce e um tratamento adequado, combatendo o preconceito e promovendo a saúde pública”.

Atividades Julho Amarelo

Capacitação para profissionais da vigilância em saúde sobre a construção e implementação da linha de cuidados das hepatites virais, que acontece entre os dias 24 à 26 de julho de 2024, com participação dos técnicos do Ministério da Saúde e da Agência de Vigilância em Saúde do Estado.

Unidades básicas realizam atividades lúdicas e educativas a fim de orientar e proporcionar acesso aos testes e medidas preventivas contra a doença. Atividades educativas, com foco na prevenção e combate às hepatites virais, realizadas pela equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) em empresas privadas.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Quarta-feira, 25 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)