Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Agevisa alerta para sintomas e riscos da H1N1


De acordo com a diretora-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Arlete Baldez, a Influenza A (H1N1) é uma infecção viral que afeta principalmente o nariz, a garganta, os brônquios e ocasionalmente os pulmões.

Sua transmissão pode ocorrer através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir. Também é transmissível por meio das mãos, mediante contato com as secreções respiratórias de uma pessoa infectada, pois podem levar o agente infeccioso diretamente para a boca, nariz e olhos.

A H1N1 dura aproximadamente uma semana, com sintomas repentinos, como febre alta, dores musculares, dor de cabeça, mal-estar, tosse, coriza e rinite. A maioria das pessoas recupera-se em uma ou duas semanas.

Na manhã desta sexta-feira (5), Arlete falou à imprensa sobre a Influenza A em Rondônia. Segundo ela, este ano foram investigados 16 casos com suspeita da doença, sendo uma confirmação com óbito.

A diretora disse ainda que um homem de 33 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital de Vilhena. Exames foram feitos em um laboratório da cidade, onde constatou-se a existência do vírus da gripe H1N1. "Uma equipe do Lacen de Porto Velho se deslocou para Vilhena com o objetivo de colher amostra que, segundo orientação do Ministério da Saúde, será enviada ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, para análise. Enquanto isso o paciente está recebendo todo o tratamento necessário para o controle da doença", acrescentou Arlete.

De acordo com diretora-geral da Agevisa, não há risco de uma epidemia de Influenza A em Rondônia, mas alerta as pessoas gripadas, menores de dois anos, gestantes, idosos e pacientes com doenças crônicas que procurem uma unidade de saúde. Caso seja necessário o uso do medicamento Tamiflu, o mesmo está disponível nas farmácias populares.

Fonte: Antonia lima
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)