Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Agevisa promove mobilização para melhorar a cobertura vacinal em Rondônia


Agevisa promove mobilização para melhorar a cobertura vacinal em Rondônia - Gente de Opinião

A Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia - Agevisa promove em conjunto com o Ministério da Saúde, ações que visam melhorar a cobertura vacinal em todo o Estado de Rondônia. As ações iniciaram no dia 26 de junho e encerram no dia 31 de dezembro de 2022, e inclui também a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022, que acontecerá até 9 de setembro, em todo Brasil.

De acordo com o coordenador estadual de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde - Agevisa, Ivo Barbosa, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite é direcionada a crianças de 1 ano a 4 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). “Todas as crianças nessa idade deverão ser vacinadas, para que, possamos alcançar o objetivo de manter o Brasil livre da poliomielite e erradicar a doença no mundo”, explicou o coordenador.

POLIOMIELITE

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. O último caso de pólio mielite no Brasil foi registrado em 1989.

A meta de cobertura para a vacina contra a poliomielite deve ser superior a 95%. Em Rondônia o público-alvo é de 110.150 crianças. Até o momento, concordante com a Agevisa, foi atingido apenas 15,40% desse público, sendo aplicadas no total 17.300 doses em crianças de 1 a 4 anos. As crianças que mais tomaram as doses contra a poliomielite são as com idade de 1 ano (18,02%). Já as crianças de 3 anos têm o menor índice de cobertura (13,80%) registrado em Rondônia. “Precisamos que os pais levem os filhos para vacinar, é importante manter o cartão de vacinas atualizado, não só contra a poliomielite. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos”, ressaltou o coordenador se referindo à campanha de multivacinação em vigor.

ATUALIZAÇÃO VACINAL

A Agevisa também está focando na multivacinação. Estão disponíveis vacinas contra: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana). A multivacinação é voltada para crianças e adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias. A finalidade de toda essa ação é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95%, para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados, entre crianças e adolescentes menores de 15 anos, e consequentemente melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)