Sábado, 13 de fevereiro de 2010 - 13h06
Alunos do curso Multiplicadores de Saúde, do Programa Supera Brasil, participaram de Pit Stop com orientação e distribuição de camisinhas hoje (13/02), às 9h, para conscientizar a população sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) em quatro pontos das drogarias Rede Econômica em Porto Velho.
Cerca de 180 estudantes, orientados pelos professores e coordenadores do Projeto, distribuíram 4 mil camisinhas e 4 mil panfletos educativos elaborados pelos próprios alunos em sala de aula. Os alunos mostraram empenho no trabalho e sentem que desenvolveram aspectos profissionais e sociais na própria vida.
“Aqui estou superando desafios e o que aprendo uso na vida pessoal, familiar e social”, diz a estudante Nahíma Carvalho.
A concentração ocorreu no prédio do Supera Brasil onde o grupo de alunos recebeu motivação para o trabalho de prevenção, foi orientado sobre como abordar as pessoas na rua e de que forma orientar sobre as DST’s. Os grupos elaboraram gritos de guerra para a ação e abriram faixas durante a reunião preparativa para a saída. Um dos dizeres alertava: “Viva diversão sem esquecer da proteção”!
Multiplicadores de saúde
A coordenadora do Programa, Helena Góes, comentou sobre a importância da ação dos alunos.
“Hoje vocês darão a oportunidade de quatro mil pessoas se protegerem contra doenças sexualmente transmissíveis e evitarem uma gravidez indesejada”, disse a coordenadora aos alunos.
Para o idealizador do Supera Brasil, Valdeci Machado, “os alunos multiplicaram saúde e exerceram a cidadania por meio do trabalho de conscientização no Pit Stop”.
O preservativo é a forma mais segura de prevenção contra doenças sexuais e também serve como método anticoncepcional. As DST’s mais comuns são a AIDS, a sífilis e a herpes.
Segundo o Ministério da Saúde algumas dessas doenças são difíceis de identificar e tratar, especialmente no caso das mulheres.
Estatística
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cerca de 340 milhões de casos de DST por ano em todo o mundo. Doenças como a herpes e o HPV não estão incluídas nessa estimativa.
As estimativas do número de infecções de transmissão sexual da população brasileira sexualmente ativa são:
-Sífilis: 937 mil
-Gonorréia: 1.154.800 milhões
-Clamídia: 1.967.200 milhões
-Herpes genital: 640.900 mil
-HPV: 685.400 mil
Fonte: PN-DST/AIDS, 2003.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde foram 1.419 casos de AIDS registrados, em Porto Velho, no período de 1987 a julho de 2009, sendo 850 em homens e 569 em mulheres.
Supera Brasil
O Supera Brasil é um programa de responsabilidade social que visa capacitar jovens de baixa renda de 16 a 30 anos. As opções de profissionalização são em áreas diversas. A ação surgiu como Projeto Farmácia Escola em 2007 idealizado pelo diretor presidente do Grupo Machado, Valdeci Machado, que mudou para Supera Brasil com o objetivo de abranger outros seguimentos de mercado.
Mais informações sobre as ações do Programa Supera Brasil e como fazer parte dessa história de sucesso por meio de parcerias no site: www.superabrasil.com.br.
Fonte: Dalila Nogueira / Comunica
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis
Vilhena (RO) contará com nova Unidade Básica de Saúde de porte V
O município de Vilhena, em Rondônia, será beneficiado com a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porte V, aprovada no Novo Programa de A
Nota de atualização sobre a saúde de Pietro Fogaça Sabbion
Porto Velho 06 de janeiro de 2025.Comunicamos que Pietro Fogaça Sabbion, 10 anos, neto do vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça, encontra-se inter