Segunda-feira, 13 de setembro de 2010 - 21h31
Dificuldades de raciocínio e para realizar tarefas habituais, alterações frequentes de humor e comportamento, mudanças de personalidade, desorientação no tempo e no espaço. Estes são alguns dos sinais de alerta para a doença de Alzheimer e para que uma pessoa procure ajuda médica.
Para alertar a população sobre o diagnóstico precoce e tratamento adequado sobre o Alzheimer, o Sesc Paraná, em parceria com a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) - Departamento Científico de Cognição e Envelhecimento - promove palestra sobre o "Dia Nacional da Doença de Alzheimer".
O médico neurologista geriatra e gerontólogo do Hospital Pilar, Luiz Carlos Benthien, palestrará sobre a doença, que ocorre de forma esporádica a partir dos 60 anos de idade. Segundo dados do Relatório Mundial de Alzheimer, publicado em setembro do ano passado, somente em 2010, estima-se que 35,6milhões de pessoas em todo o mundo estejam vivendo com demência.
Dentre os assuntos que serão tratados durante a palestra estão a prevenção contra a doença de Alzheimer, os sinais de alerta, diagnóstico, estágios e tratamento para a doença.
Para o médico neurologista, as linhas de tratamento atuais estão baseadas na melhora da cognição, no retardamento da evolução e no controle dos sintomas e nas alterações de comportamento. "O diagnóstico precoce é um primeiro passo em direção aos cuidados e suporte adequados. O retorno no diagnóstico significa que pessoas com demência e seus cuidadores sofrerão desnecessariamente da incerteza sobre o que está acontecendo, são deixados sem tratamento e cuidados necessários e não podem planejar o futuro", salienta Benthien.
Fonte: Silvia Bocchese de Lima
Sistema “Meu Exame On” já emitiu mais de 260 mil resultados laboratoriais
Desde a sua implementação, há pouco mais de dois meses, o sistema “Meu Exame On”, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Velho, já emitiu 265.746 exame
Rondônia avança na saúde pública com redução das filas de espera e expansão de cirurgias e exames
Um dos principais objetivos da gestão estadual tem sido reduzir as filas de espera e aumentar o acesso a cirurgias e exames. Nos últimos três anos,
Hospital Infantil Cosme e Damião; saiba como funciona o fluxo de atendimento pediátrico
Referência em atendimento pediátrico em Rondônia, o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) oferece serviços de média e alta complexidade para crian