Terça-feira, 11 de agosto de 2009 - 07h07
Amanda Mota
Agência Brasil
Manaus - Com mais cinco casos confirmados, subiu para 11 o número de ocorrências de influenza A (H1N1) gripe suína - no Amazonas. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou a doença em três marinheiros do Rio de Janeiro, que vieram a Manaus por motivos de trabalho, e em uma adolescente de 13 anos e um bebê de três meses, que estavam em Curitiba.
Segundo o diretor da FVS no Amazonas, Evandro Melo, destes, apenas dois marinheiros continuam em observação. Todos os outros pacientes foram tratados e liberados, porque não havia mais risco de transmitirem a doença. O bebê até já retornou a Curitiba. Ele veio a Manaus para ficar sob os cuidados da avó, porque a mãe dele contraiu a gripe A, mas ele já chegou à cidade infectado, informou Melo, em entrevista à Agência Brasil.
Hoje (10), representantes da FVS e da Marinha vão se reunir em Manaus para que os militares recebam orientação sobre os cuidados necessários, sobretudo para os profissionais que neste período estão com viagens de trabalho marcadas. O objetivo é reforçar as instruções quanto ao assunto. "Já fizemos isso com o Exército e agora vamos fazer com a Marinha e a Aeronáutica. Trata-se de de definir um protocolo de procedimentos e também para acompanhamento dos profissionais caso haja contaminação entre eles, acrescentou Melo.
O secretário de Saúde de Manaus, Francisco Deodato, garantiu que nenhum dos casos da nova gripe confirmados no Amazonas originaram-se dentro do estado. Todos os casos vieram de fora. O contágio local pode ocorrer a qualquer momento. O importante agora é garantir o atendimento às pessoas evitar a morte dos casos confirmados, disse Deodato.
Ele ressaltou que nos portos, aeroportos, escolas e órgãos públicos, estão sendo realizadas diversas ações de educação em saúde, com orientações principalmente sobre a gripe suína. Manaus foi uma das primeiras cidades do país a iniciar um trabalho nos portos e aeroportos, resultado da parceria entre prefeitura, governo estadual e Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Nas últimas semanas, esse trabalho foi reforçado nos portos, devido ao grande númerode barcos, sobretudo vindos do Pará, que tem o maior número de casos na Região Norte, concluiu.
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp
Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”
O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come