Terça-feira, 3 de outubro de 2017 - 12h37
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei apresentado pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) que institui a Semana Nacional de Prevenção, Conscientização e Tratamento de Microcefalia.
De acordo com a parlamentar que é a segunda secretária da Mesa Diretora Câmara dos Deputados, a matéria surgiu com base em novos dados sobre a doença, divulgados pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano.
Conforme o órgão, foram confirmados 3,5 mil casos da doença no país. Destes, 42% ocorreram apenas na região Nordeste. O objetivo da proposta é ampliar o acesso à informação sobre a doença, bem como estimular o acompanhamento pré-natal e incentivar a vacinação contra rubéola e varicela, que podem ocasionar a microcefalia em bebês.
"Esta semana tem como objetivos informar os profissionais de saúde e a população em geral sobre o que é a microcefalia, assim como sobre sua prevenção, estimular a realização de eventos com especialistas para discutirem os avanços científicos sobre esse assunto", diz o texto.
Para a deputada Mariana Carvalho, que é médica, é importante, também, que o evento seja realizado todos os anos na mesma data. "Esta lei institui a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia, a ser realizada a cada ano em todo o território nacional, preferencialmente na semana que compreende o dia 12 de outubro, o nosso Dia das Crianças."
Prefeitura de Ji-Paraná promove ação “Comando Saúde” para caminhoneiros
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e da Vigilância em Saúde, realizou a ação Comando Saúde, voltada para
Atendimentos no Hospital João Paulo II reduziram 8,2% durante o Carnaval 2025
O Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência, registrou redução nos atendimentos durante o Carnaval
‘PVH em Ação’ leva atendimentos de saúde a milhares de moradores de Porto Velho
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) participou, no último sábado (8), da primeira edição do “PVH em Ação”, evento em homenagem ao Dia Internacion