Terça-feira, 3 de outubro de 2017 - 12h37
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei apresentado pela deputada federal Mariana Carvalho (PSDB – RO) que institui a Semana Nacional de Prevenção, Conscientização e Tratamento de Microcefalia.
De acordo com a parlamentar que é a segunda secretária da Mesa Diretora Câmara dos Deputados, a matéria surgiu com base em novos dados sobre a doença, divulgados pelo Ministério da Saúde em janeiro deste ano.
Conforme o órgão, foram confirmados 3,5 mil casos da doença no país. Destes, 42% ocorreram apenas na região Nordeste. O objetivo da proposta é ampliar o acesso à informação sobre a doença, bem como estimular o acompanhamento pré-natal e incentivar a vacinação contra rubéola e varicela, que podem ocasionar a microcefalia em bebês.
"Esta semana tem como objetivos informar os profissionais de saúde e a população em geral sobre o que é a microcefalia, assim como sobre sua prevenção, estimular a realização de eventos com especialistas para discutirem os avanços científicos sobre esse assunto", diz o texto.
Para a deputada Mariana Carvalho, que é médica, é importante, também, que o evento seja realizado todos os anos na mesma data. "Esta lei institui a Semana Nacional de Prevenção e Combate à Microcefalia, a ser realizada a cada ano em todo o território nacional, preferencialmente na semana que compreende o dia 12 de outubro, o nosso Dia das Crianças."
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis