Terça-feira, 26 de abril de 2016 - 17h05
A Prefeitura Municipal de Porto Velho intensifica o trabalho de combate ao mosquito Anopheles, transmissor da malária. Na última segunda feira (25), no Dia Mundial de combate à doença, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ), promoveu uma ação de combate à malária na vila DNIT, localizada à margem esquerda do Rio Madeira.
O evento aconteceu das 8h às 11h, com participação maciça dos moradores. Na oportunidade, foram feitos testes rápidos de malária; exposição do mosquito transmissor da doença pelo laboratório de entomologia; equipamentos de controle vetorial para o conhecimento dos moradores; doação e instalação de mosquiteiros impregnados; termonebulização (fumacê) e palestras educativas para esclarecer e tirar dúvidas dos moradores.
“Estas atividades devem ser divulgadas para se obter uma melhor aceitação da comunidade e uma não banalização do agravo da malária. É neste intuito que as esquipes municipais de controle da malária, epidemiologia, educação, atenção básica e sociedade em geral estão se reunindo para realizar atividades de mobilização social no Dia Mundial de Combate à Malária”, destacou a coordenadora da Divisão de Pesquisa e Diagnóstico do DCZ, Socorro Braga.
O combate à malária tem sido uma das prioridades da atual gestão. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura conseguiu reduzir significativamente os casos de malária na cidade de Porto Velho. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA), no ano de 2013 os números chegavam a cerca de 15.600 casos em todo o município. Ao final deste mesmo ano, os números caíram para cerca de 8.500 casos. Já em 2014 foram a queda continuou, com a confirmação de 5.532 casos. Em 2015 foram 2.964 casos da doença. Até o momento, foram registrados neste ano, 571 casos na capital.
O secretário Domingos Sávio fala da importância desse trabalho. “Pela primeira vez na história de Porto Velho conseguimos ter menos de dez mil casos de malária em um ano. Então, na gestão do Prefeito Mauro Nazif, conseguimos reduzir para menos de três mil casos anualmente. Também alcançamos um outro grande objetivo, que foi trazer o município de Porto Velho para o baixo índice de malária reconhecido pelo Ministério da Saúde”, completa.
De acordo com coordenadora Socorro Braga, mais um evento dessa natureza está programado para esta terça-feira (27), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastiana Lima de Oliveira, situada na Rua Algodoeiro, bairro Eletronorte, Zona Sul de Porto Velho. “Para o próximo evento que acontecerá na escola Sebastiana Lima, nossa expectativa é que os pais se façam presentes na nossa palestra e assim aumentar a conscientização e prevenção da malária, por se tratar de um bairro periférico com altos índices de casos positivos da doença”, alerta Socorro.
Texto Joéliton Menezes | SEMUSA
TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população
As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista: