Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Atividades na São Lucas no Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído




A Faculdade São Lucas, através do Departamento de Fonoaudiologia, em parceria com o Ministério Público e Batalhão da Polícia Ambiental, participa da Campanha do 15º Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído. Considerando os efeitos nocivos da poluição sonora para saúde e meio ambiente, há 15 anos o Leangue for the Hard of Hearing, atualmente o Center for Hearing and Comunication, promove mundialmente um evento de conscientização que são 60 segundos de silêncio para destacar o impacto do ruído na vida cotidiana, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre um problema que atinge a todos. Trata-se do International Noise Awareness Day (INAD) ou Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído que ocorre em uma data móvel, sempre uma quarta-feira do mês de abril. Em 2010, será nesta quarta, dia 28 de abril. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC) e a Academia Brasileira de Audiologia (ABA) organizam as ações há três anos e incorporaram outras atividades respeitando a diversidade do território nacional e criatividade dos parceiros locais.

Em Rondônia, a Campanha do 15º Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído é coordenada pelo Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas e este ano está sendo desenvolvida em parceria com o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, Batalhão da Polícia Ambiental, Clínica Limiar e Transporte Coletivo Rio Madeira. Segundo a organizadora da campanha na região norte, fonoaudióloga Isabel Cristiane Kuniyoshi, em 2010 o foco das ações em Porto Velho está voltado para o ruído urbano porque é crescente número da população e de veículos na cidade, fatores que elevam os índices de poluição sonora. Por se tratar de um problema que extrapola o setor saúde, o Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas estendeu os propósitos da campanha para as questões ambientais e legais, firmando parceria com o Ministério Público e Batalhão da Polícia Ambiental.

A coordenadora do Departamento de Fonoaudiologia da FSL, professora Viviane Perillo, salienta que, devido à complexidade do assunto ‘poluição sonora’, faz-se necessário uma ação intersetorial em seu enfrentamento de forma que articule saberes e poderes diversos. Nesse sentido, considera que a parceria ora firmada entre a Fonoaudiologia - ciência da Saúde, com o Ministério Público e Batalhão da Polícia Ambiental terá repercussão importante no combate educativo à poluição sonora no estado. Para o Tenente Coronel Vilson de Salles Machado, Comandante do Batalhão Ambiental, a poluição sonora é um problema ambiental grave na capital, embora exista legislação específica que regula os limites de emissão de ruídos e estabelece medidas de proteção para a coletividade dos efeitos danosos à saúde. Segundo ele, a conscientização do problema por parte da população é uma valiosa contribuição para a redução do ruído urbano. No decorrer desta semana, em diversos locais da cidade haverá grupos formados por alunos e professores de Fonoaudiologia e policiais do Batalhão Ambiental prestando orientações sobre os efeitos da poluição sonora na saúde e meio ambiente.


PROGRAMAÇÃO DESTA QUARTA

MANHÃ (8h às 10h) – Centro Empresarial Porto Velho: orientações à população

TARDE (13h30) - Centro Empresarial Porto Velho – orientações à população sobre os efeitos da poluição sonora.

TARDE (14h às 16h) - Praça Jonatas Pedrosa: Batalhão da Polícia Ambiental e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas farão medição do ruído no local e prestarão orientações aos transeuntes sobre efeitos da poluição sonora.

TARDE (15h) - Creche Carinho de Mãe: atividades educativas com crianças de 0 a 5 anos sobre o combate à poluição sonora.

TARDE (16h30 às 18h) - Cruzamento das Avenidas Jorge Teixeira e Carlos Gomes - Batalhão da Polícia Ambiental e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas farão medição do ruído no local e prestarão orientações aos transeuntes sobre efeitos da poluição sonora.

FINAL DE SEMANA (sexta e sábado) - Avenida Pinheiro Machado (região de bares e restaurantes): Batalhão da Polícia Ambiental e Curso de Fonoaudiologia da Faculdade São Lucas prestarão orientações aos freqüentadores de bares e restaurantes sobre efeitos da poluição sonora.

Fonte: Chagas Pereira

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos

A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)