Sábado, 8 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Atualização cadastral na UBS é pré-requisito para a consulta na Policlínica Oswaldo Cruz


Atualização cadastral na UBS é pré-requisito para a consulta na Policlínica Oswaldo Cruz - Gente de Opinião
Atualização cadastral na UBS é pré-requisito para a consulta na Policlínica Oswaldo Cruz

Na expectativa de prestar sempre melhores serviços, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) solicita aos pacientes, com agendamento confirmados ou não, para que possam atualizar os cadastros nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de modo a tornar possível a comunicação com a regulação e a consequente convocação para consultas, exames e cirurgias na unidade.

A gerente operacional do Núcleo Interno de Regulação do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), Estéfane Samanta, esclarece que a atualização cadastral deve ser feita constantemente, visto que muitas pessoas mudam de endereço ou de número de celular e não informam ao sistema, e dessa forma acabam sendo prejudicadas, pois a regulação não consegue manter contato para realizar o agendamento de procedimentos médicos. “É  fundamental a atualização cadastral, pois é de responsabilidade das pessoas interessadas no atendimento. Isso ajuda nas ações dos profissionais da Saúde e dinamiza o trabalho do hospital”, explica.

Estéfane afirma ainda que a atualização cadastral não é feita no Hospital de Base, mas em qualquer UBS, onde pode confirmar se o número do Sistema Único de Saúde (SUS) do paciente se mantém ou foi atualizado (modificado) cabendo ao hospital regular exames de pacientes internados e consultas de pós-operatório das cirurgias que tiverem sido realizadas. “O Governo do Estado tem uma política de trabalho séria, importante e bastante produtiva para a saúde, mas é preciso que cada cidadão faça sua parte”, disse.

Segundo a gerente, não existe um tipo único de tratamento mais procurado para o agendamento. “Atendemos a todas as especialidades, desde que reguladas nas UBS. Após o atendimento no posto de saúde, a pessoa deve passar por uma consulta de avaliação clínica na Policlínica Oswaldo Cruz (POC) e só após é agendado para o tratamento necessário”, enfatiza.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência

Governo de Rondônia cria Comissão para garantir novo Hospital de Urgência e Emergência

O Governo de Rondônia está avançando com soluções para viabilizar a implantação do novo Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) em Porto Velho. Na

Inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim; estrutura especializada e atendimento aos povos originários

Inauguração do Hospital Regional de Guajará-Mirim; estrutura especializada e atendimento aos povos originários

Com capacidade total de 72 leitos, somando os destinados a adultos, pediatria, lactantes e emergências, o Hospital Regional de Guajará-Mirim vai ser

Marco para Saúde: governador Marcos Rocha inaugura novo Hospital na Pérola do Mamoré em RO

Marco para Saúde: governador Marcos Rocha inaugura novo Hospital na Pérola do Mamoré em RO

O Governo de Rondônia cumpriu a missão de concluir a obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim, considerada uma das obras mais aguardadas pela popu

Gente de Opinião Sábado, 8 de março de 2025 | Porto Velho (RO)