Quarta-feira, 14 de janeiro de 2015 - 05h03
O Hemocentro de Rondônia convoca doadores de sangue em caráter de urgência. O estoque do banco de sangue está baixo e só na capital, Porto Velho, diariamente pelo menos dez pacientes fazem transfusões de fatores negativos.
Pensando em abastecer o banco de sangue e atender todas as demandas de Rondônia, o Governo Estadual promoverá na próxima quinta-feira (15), às 8h, no Espaço Alternativo, o Pré-Carnaval – dê um pulo no hemocentro. A iniciativa visa atender essas necessidades do período de férias e também dos dias de folia.
Blocos carnavalescos e escolas de samba já foram convocados. É o caso da ‘Banda do Vai Quem Quer’, que aderiu à iniciativa e promete fazer a lição de casa. Segundo sua diretoria, os foliões já estão sendo convocados para abastecer o banco de sangue.
A Banda é considerada o maior bloco carnavalesco da região norte do Brasil. Dados da polícia revelam que ela arrasta mais de 100 mil foliões pelas principais ruas de Porto Velho.
De acordo com a presidente da Banda, Siça Andrade, outros blocos também estão aderindo essa iniciativa. Está havendo grande mobilização nas redes sociais. Siça sabe bem o que é precisar de sangue para viver. Seu tipo de sangue é O negativo e ela já precisou de transfusão.
“Eu já precisei de sangue e sei como é complicado encontrar doadores. Meu tipo é ainda mais difícil e temos que contar com a solidariedade de outras pessoas. A Banda não medirá esforços para atender essas necessidades. Estamos convocando todos os foliões para dar um pulo no hemocentro”, enfatizou Siça.
A Banda também está doando camisetas de edições passadas. O doador receberá na quinta-feira, após sua doação, uma camiseta de recordação da ‘Banda do Vai Quem Quer’.
DOAÇÃO DE SANGUE
► Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, no mínimo 50 kg e portar documento de identificação com foto, por exigência do Ministério da Saúde (MS).
► No caso dos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais ou portar documento de identificação oficial e original dos pais, além de autorização formal.
Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Arquivo Pessoais
Decom - Governo de Rondônia
Reposição de testosterona - entenda quando é indicado o tratamento hormonal masculino
Veja a entrevista:
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e