Segunda-feira, 17 de junho de 2024 - 13h57
Em mais uma viagem de esperança, amor e cidadania, o Barco Saúde Dr. Floriano Riva Filho desceu junto com a correnteza do rio Madeira em direção aos distritos do baixo Madeira, zona rural da capital. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
Essa é a segunda viagem da embarcação em 2024 e a sétima desde 2021, quando o serviço foi retomado após uma completa reforma da unidade fluvial. Pontualmente às 8h do domingo (16), no Porto da Marinha em Porto Velho, o comandante do barco, Benjamin Ferreira, desancorou a embarcação. A bordo seguiram médicos, enfermeiros, vacinadores, técnico de enfermagem, auxiliar de laboratório, acadêmicos de enfermagem e psicologia, entre outros profissionais.
Entre os serviços ofertados estão atendimentos médicos com clínico geral de enfermagem, vacinação, educação em saúde, dispensação de medicações, puericultura, exames laboratoriais e atendimento psicológico.
Além desses, a bordo também vão os atendimentos com profissionais especializados, como ortopedista, ginecologista, pediatra entre outros.
Coordenado pelo Departamento de Atenção Básica (DAB) da Semusa, o Barco Saúde fará sua viagem em direção aos distritos de Calama, Nazaré, São Carlos e mais 12 comunidades adjacentes entre os dias 16 e 23 de junho.
A secretária da Semusa, Eliana Pasini aponta o esforço da gestão em reativar o funcionamento da unidade fluvial, investindo na reforma total da estrutura. “Esse serviço é muito importante, pois conseguimos levar até as comunidades atendimentos diferentes daqueles oferecidos nas unidades de saúde de cada distrito. Nossa missão é trabalhar para melhorar as condições de saúde da população”, relata a secretária.
Nesses distritos e comunidades, a Prefeitura de Porto Velho disponibiliza unidades básicas de saúde que realizam os atendimentos da Atenção Primária à Saúde (APS). A chegada do Barco Saúde nessas regiões serve como um apoio e amplia os atendimentos, com serviços especializados para aquela população.
CRONOGRAMA
Os primeiros atendimentos do Barco Saúde começarão no Distrito de Calama. Logo depois a embarcação sobe para Nazaré e finaliza em São Carlos. Serão sete dias de viagens, entre deslocamento e atendimentos. Veja a relação de datas e locais:
Distrito de Calama - 17 e 18 de junho
Distrito de Nazaré - 19 e 20 de junho
Distrito de São Carlos - 21 e 22 de junho
Reativação do Barco Saúde em 2021
O Barco Saúde foi criado em 2004, mas ficou paralisado por muitos anos. Em 2021, a Prefeitura entregou a embarcação completamente reformada, obra que contemplou novos consultórios, mobiliários, pintura e a troca total do casco, muito danificado devido ao tempo inutilizado.
Ao todo, foram mais de R$ 1,2 milhão de investimentos, sendo R$ 900 mil de recursos próprios da Prefeitura. Nesses três anos de reinauguração, quase 60 mil serviços foram realizados.
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu