Quarta-feira, 31 de agosto de 2022 - 10h39
Voltadas à prevenção de diversas doenças que acometem milhões de brasileiros, como hipertensão e depressão, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são tratamentos realizados com recursos terapêuticos e até mesmo como tratamentos paliativos.
O Sistema Único de Saúde hoje oferece aos brasileiros 29 procedimentos de forma integral e gratuita. A utilização das PICS ocorre em função da existência de evidências científicas, que têm apontado os diversos benefícios do tratamento integrado entre a medicina convencional e as práticas integrativas e complementares.
Massagens
Dentre as terapias alternativas, as massagens estão sendo muito procuradas pelos benefícios que oferecem para o tratamento de problemas físicos e emocionais. São elas:
Ayurveda. Baseia-se na crença de que a saúde e o bem-estar dependem de um delicado equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. Seu principal objetivo é promover a boa saúde, não combater a doença. Mas os tratamentos podem ser voltados para problemas de saúde específicos. Seus benefícios são encorajar a pessoa a amar a si mesmo; obter maior compreensão do seu lugar na vida; reduzir as toxinas no corpo; ensinar a limpar a energia; melhorar a saúde em nível celular; tornar a digestão mais forte; reduzir o estresse e elevar a sensação de bem-estar.
Osteopatia. É uma forma de detectar, tratar e prevenir problemas de saúde movendo, alongando e massageando os músculos e articulações de uma pessoa. A osteopatia baseia-se no princípio de que o bem-estar de um indivíduo depende do funcionamento harmonioso dos seus ossos, músculos, ligamentos e tecidos conjuntivos.
A maioria das pessoas que consultam um osteopata faz isto para obter ajuda com condições que afetam os músculos, ossos e articulações, como dor na região lombar; no pescoço não complicada (em oposição à dor no pescoço após uma lesão); no ombro e cotovelo (por exemplo, cotovelo de tenista); artrite; problemas com a pélvis, quadris e pernas; lesões esportivas; e dores musculares e articulares associadas à condução, trabalho ou gravidez.
Osteopatas usam manipulação física, alongamento e massagem com o objetivo de proporcionar diversos benefícios, como aumentar a mobilidade das articulações; aliviar a tensão muscular; reduzir a dor; aumentar o suprimento de sangue para os tecidos; e ajudar o corpo a se curar.
Quiropraxia. A maioria dos quiropráticos procura reduzir a dor e melhorar a funcionalidade dos pacientes, bem como educá-los sobre como cuidar da própria saúde por meio de exercícios, ergonomia e outras terapias para tratar a dor nas costas. Os quiropráticos se concentram na relação íntima entre o sistema nervoso e a coluna vertebral.
A quiropraxia é uma forma de medicina complementar baseada na ideia de que seu corpo pode se curar com a ajuda de manipulações práticas específicas de um profissional treinado. Essas manipulações ajudam a realinhar suas articulações e podem potencialmente levar ao alívio da dor.
O tratamento quiroprático ajuda a aliviar a dor das condições que afetam ossos, cartilagem, tecido conjuntivo, articulações e músculos. O tratamento geralmente se concentra na coluna, mas pode englobar outras partes do corpo, dependendo do problema específico com o qual o paciente está lidando.
Os benefícios da técnica são vários – melhora a dor no pescoço; reduz a dependência de analgésicos opioides; alivia a dor nas costas; pode reduzir os sintomas da osteoartrite; alivia os sintomas de dor de cabeça; é um tratamento mais acessível para dores crônicas nas costas; eleva a satisfação; reduz os sintomas da escoliose; melhora a postura; e pode ajudar no desempenho atlético.
Reflexoterapia. É um tipo de massagem que envolve a aplicação de diferentes quantidades de pressão nos pés, mãos e ouvidos. É baseado em uma teoria de que essas partes do corpo estão conectadas a certos órgãos e sistemas do corpo. As pessoas que praticam esta técnica são chamadas de reflexologistas.
Até agora, há evidências limitadas de que a reflexologia pode ajudar a reduzir o estresse, a ansiedade e a dor; melhorar o humor e o bem-estar geral. Além disso, as pessoas relataram que a reflexologia as ajudou a fortalecer seu sistema imunológico; combater o câncer; superar resfriados e infecções bacterianas; amenizar problemas de sinusite; recuperar de problemas nas costas; corrigir desequilíbrios hormonais; aumentar a fertilidade; melhorar a digestão; aliviar a dor da artrite; e tratar problemas nervosos e dormência causada por medicamentos contra o câncer (neuropatia periférica).
Shantala. Massagem voltada a bebês e crianças, composta por uma série de movimentos que favorecem o vínculo com os pais. Gera muitos benefícios, como o alongamento dos membros e a ativação da circulação. Harmoniza e equilibra os sistemas imunológico, respiratório, digestivo, circulatório e linfático, entre outros processos.
Elaborada, com base no método indiano Shantala, pelo obstetra francês Frederick Leboyer, a técnica proporciona diversos benefícios para o bebê – ajuda a regular o sono; melhora a digestão; acalma a criança; aumenta a consciência do bebê sobre seu próprio corpo e limites; desenvolve o vínculo com o pai e a mãe; aumenta a imunidade e estimula o sistema endócrino.
Para os pais, a massagem Shantala traz como benefícios a melhora da autoconfiança e da capacidade de cuidar de uma criança; efeito calmante; alívio ou previne a depressão pós-parto nas mães; potencializa e melhora a relação com a criança; e ajuda a compreender a forma como a criança se comunica e quais são as suas necessidades.
Práticas integrativas
Institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), as PICS englobam: medicina tradicional chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, homeopatia, plantas medicinais e fitoterapia, termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, Shantala, terapia comunitária integrativa, yoga, apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.
As PICS são práticas transversais no SUS e podem estar presentes em todos os pontos da Rede de Atenção à Saúde, prioritariamente na atenção primária. Esse campo amplia a visão e o entendimento do processo saúde/doença e da promoção do cuidado humano, inclusive o autocuidado. Isto porque as indicações vislumbram o paciente como um todo – físico, psíquico, emocional e social.
Nota de atualização sobre a saúde de Pietro Fogaça Sabbion
Porto Velho 06 de janeiro de 2025.Comunicamos que Pietro Fogaça Sabbion, 10 anos, neto do vereador de Porto Velho, Everaldo Fogaça, encontra-se inter
Prefeitura de Porto Velho alerta para aumento de casos de covid-19 e divulga locais de testagem
A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), divulgou, nesta segunda-feira (6), o Alerta Epidemiológico n°1, em fun
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) promoveu, na madrugada desta segunda-feira (6/1), uma fiscalização focada nas unidades de pron
ASSDACO inicia novo ano preparada para mais campanhas de prevenção ao câncer
Referência na realização de campanhas de prevenção ao câncer em Rondônia, a Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) inicia 2025