Segunda-feira, 21 de maio de 2018 - 16h49
Exatamente 302 cadastros de doadores de medula óssea foram realizados no último sábado, durante atividade da equipe técnica do Hemocentro Regional de Ji-Paraná ocorrida no município de Alvorada do Oeste. O evento aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil em parceria com outras instituições que engajam em ações solidárias visando salvar vidas. O presidente da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), João Ricardo, ressaltou a importância das ações desenvolvidas quanto ao cadastro que é enviado para o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
A diretora do Hemocentro Regional de Ji-Paraná, Nilce Silveira Pareja, acompanhou toda a equipe durante o evento em Alvorada do Oeste reforçando que a captação amplia as chances de encontrar doadores compatíveis com pacientes que aguardam ansiosos por um transplante de medula óssea, sendo a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue e do sistema imune.
De acordo com dados da Fhemeron, somente nos primeiros 4 meses deste ano, foram efetuados quase 3.500 cadastros de doadores de medula óssea em todo o Estado. “Hoje a chance do paciente encontrar um doador compatível é muito pequena . Por isso, precisamos de mais pessoas cadastradas e engajadas neste gesto que pode salvar vidas”, disse Nilce.
Os voluntários preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes. Estes testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação. Tudo seria muito simples e fácil, se não fosse o problema da compatibilidade entre as células do doador e do receptor. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.
Por esse motivo, explica Nilce Silveira, são organizados Registros de Doadores, cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Para o doador, a doação será um gesto de amor ao próximo. Para o paciente, será uma nova vida.
O governo de Rondônia entregou a reforma da nova ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no dia 16 de abril. A inauguração marca um
Governo de RO reajusta processo de terceirização do JP II após recomendação dos órgãos de controle
Veja a reportagem:
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas
Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados
A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp