Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

CÂNCER DE MAMA: A cada 36 minutos, uma brasileira morre


Aline Beckstein
Agência Brasil

Rio de Janeiro - A cada 36 minutos, uma brasileira morre em decorrência do câncer de mama. Por ano, 50 mil novos casos da doença são detectados no país.

Em cada 10 casos, sete são diagnosticados em fase avançada, quando o câncer já se espalhou para outras partes do corpo. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Diógenes Basegio, além de cuidados com alimentação e da prática de atividade física, as mulheres de todas as idades devem fazer anualmente o exame das mamas. E, todo o mês, o auto-exame.

"Nas mulheres que ainda menstruam, fazer de preferência após a menstruação. Antes disso, a mama fica encaroçada, o que confunde a mulher. Fazendo o auto-exame todo mês, ela passa a conhecer a sua mama. Se houver alguma alteração, deve procurar imediatamente o médico".

Após os 35 anos de idade, é preciso fazer também a mamografia. Um exame que, segundo Basegio, é feito por apenas 10% das brasileiras nessa faixa etária, porque os poucos aparelhos que existem no país estão concentrados no Sul e Sudeste.

"A mamografia é considerada o melhor exame para diagnóstico precoce, mas ainda temos uma má distribuição dos aparelhos de mamografia no país", diz. "Apenas 9% dos municípios brasileiros são contemplados com mamógrafos, aparelhos que fazem a mamografia, e eles estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste".

A secretária Rosângela Melo, 39 anos de idade, perdeu a mãe e a avó vítimas de câncer de mama. Por ter um histórico familiar da doença, ela passou a fazer exames complexos ainda bem nova. Em 2006, Rosângela descobriu que tinha câncer de mama, diagnosticado no início por meio de um exame de mamografia.Ela foi operada e hoje está praticamente curada. Rosângela lembra que o câncer de mama não aparece apenas em mulheres com histórico familiar e que, muitas vezes, a doença é silenciosa. "Quando o câncer vem, ele não avisa. Vem muito sorrateiramente, devagarzinho. Eu não sentia absolutamente nada, só fui fazer o exame por prevenção".

Para ajudar a combater a doença, a Sociedade Brasileira de Mastologia lançou hoje (27) a campanha "Câncer de mama tem cura", que tem a atriz Taís Araújo como garota-propaganda.

Apesar de também atingir os homens, a doença é predominantemente feminina. Segundo a entidade, em cada 200 casos, 199 atingem mulheres.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em Porto Velho, Força Nacional do SUS segue com visitas a unidades de saúde da atenção básica e especializada

Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública

Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)