Terça-feira, 7 de julho de 2015 - 12h01
Com intuito de aprimorar os conhecimentos técnicos dos profissionais de saúde em Porto Velho, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR – concessionária da UHE Jirau) promoveu em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), o curso de Capacitação no Sistema de Informações Epidemiológicas para o Controle da Malária. A ação é desenvolvida por meio do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Jirau.
Durante o curso, realizado em 29 de junho na Faculdade São Lucas, profissionais da SEMUSA receberam informações sobre noções básicas para acesso e registro de casos da doença na plataforma do SIVEP-Malária, ambiente virtual do Sistema de Informações de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde. Neste sistema, estão disponíveis dados fundamentais para o supervisor local planejar as ações de controle, bem como avaliar o andamento das atividades executadas por sua equipe em campo.
O consultor do Programa de Saúde Pública da Usina Hidrelétrica Jirau, Fábio Costa, explica que os supervisores atuam como gestores nas zonas sanitárias do município e o acesso a esta plataforma, permite a tomada de decisões importantes, como por exemplo, a concentração de esforços no controle em locais onde a malária está ocorrendo com maior incidência, tanto na zona rural quanto na zona urbana. “Elevar o conhecimento garante a esses profissionais mais qualidade, eficácia e agilidade no resultado dos trabalhos desenvolvidos”, observa.
De acordo com a coordenadora de Socioeconomia da ESBR, Juliana Silva, o foco da capacitação é qualificar os técnicos para obter melhorias no controle da malária. “A Usina Jirau reconhece a importância desse tipo de formação profissional, tanto que contribui para o avanço no controle da doença, como também aumenta a capacidade operacional e as ações estratégicas em campo”, enfatiza.
O curso teve duração de oito horas e contou com a participação de 25 profissionais. A próxima ação está prevista para a segunda quinzena de julho, quando serão abordados os temas “Hepatite” e “Acidentes de trânsito”.
Fonte: COMUNICA
Reposição de testosterona - entenda quando é indicado o tratamento hormonal masculino
Veja a entrevista:
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e