Quinta-feira, 26 de julho de 2007 - 12h27
O delegado Carlos Eduardo faz um apelo aos policiais Militares e Civis e aos Bombeiros Militares para que doem sangue no Hemocentro, localizado ao lado do Hospital de Base, na Capital.
De acordo com o delegado, Francisco Mourão Melo, amigo da polícia, está passando por sérios problemas de saúde, tendo já recebido 32 litros de sangue. Em razão disso, Carlos Eduardo pede a colaboração de todos para que o banco de sangue daquela unidade continue tendo capacidade para assistir à população em caso de emergência.
Requisitos básicos para doação de sangue
Estar em boas condições de saúde.
Ter entre 18 e 65 anos.
Pesar no mínimo 50kg.
Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social e Passaporte).
Impedimentos temporários
Gripe: aguardar 7 dias.
Gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, como não usar preservativo com parceiros ocasionais ou desconhecidos: aguardar 12 meses.
Impedimentos definitivos
Hepatite após os 10 anos de idade.
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas.
Uso de drogas ilícitas injetáveis.
Malária.
Respeitar os intervalos para doação
Homens 60 dias: até 4 doações por ano.
Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.
Fonte: Érica Ferreira
Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho
Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como
Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024
Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua
Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024
Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi