Sexta-feira, 12 de julho de 2013 - 07h33
O Centro de Especialidades Médicas de Porto Velho (CEM), inaugurado há mais de um ano, conta agora com novos serviços para atender a população. O centro passou a realizar pequenas cirurgias dermatológicas e também a espirometria, que é um exame do sistema respiratório.
Os procedimentos cirúrgicos são feitos por dermatologistas e tratam da retirada de pequenos sinais da pele que podem ser nocivos, podendo inclusive evoluir para câncer. Já o exame espirométrico é realizado por pneumologistas e permite aferir o volume de ar inspirado e expirado pelos pulmões, possibilitando a partir disso diagnosticar possíveis doenças.
A demanda para esses procedimentos agora pode ser atendida com facilidade, para o usuário ter acesso a esses serviços basta passar por consulta com clínico geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e por lá marcar a avaliação para o dermatologista no CEM caso o médico clínico julgue pertinente. A espera normalmente dura de uma a duas semanas e o paciente é comunicado por telefone para comparecer na data determinada.
Até o momento já foram realizadas mais de 30 intervenções cirúrgicas do tipo, além disso o CEM já conta com 11 especialidades, 47 médicos, estrutura completa com laboratório e centro de imagens de alta tecnologia para exames de raios x e mamografia. Segundo Delma Vieira, diretora do CEM, a média de atendimento é de 300 consultas ao dia, com maior demanda direcionada às áreas de neurologia, oftalmologia e cardiologia. “Os novos procedimentos chegam para melhorar ainda mais o atendimento e são uma importante conquista para a população através do empenho do secretário municipal de saúde Macário Barros. Nossa intenção é melhorar cada vez mais”, afirmou Delma.
Em breve está prevista também a implantação de endoscopia de alta complexidade, com o aparelhamento já adquirido, faltando somente a resolução de alguns trâmites administrativos para a aquisição efetiva. A meta é disponibilizar o serviço para a população já nos próximos meses.
Fonte: Collien Rodrigo
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé