Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Comissão de Direitos Humanos vota pedido de diligência a hospitais regionais de Rondônia


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) vota na quarta-feira (25) o Requerimento 83/2012, de autoria do deputado federal Padre Ton (PT-RO) solicitando a realização de diligência nos hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, coma finalidade de levantar a situação de cada unidade e o atendimento à população.

Segundo o deputado Padre Ton, apesar dos vultosos investimentos realizados no Hospital Regional de Cacoal – obra que ficou paralisada devido a irregularidades constatadas – ao longo de mais de uma década, com recursos do Ministério da Saúde, o hospital teria entrado em funcionamento apenas parcialmente devido à falta de recursos humanos.

Em São Francisco, a situação do hospital regional seria ainda mais grave. Consta que diversos aditivos multiplicaram a previsão de gasto inicial, a unidade levou anos para ser construída e equipada e o hospital ainda não foi colocado à disposição da população devido a desentendimentos sobre a gestão da unidade e falta de força de trabalho.

“Enquanto isso”, diz o deputado, “o sistema de saúde pública existente na região segue baseado no transporte de pacientes, de praticamente todos os níveis de complexidade, para atendimento na capital, onde os hospitais estão superlotados”.

Para o deputado, a saúde deve ser encarada como prioridade número um em Rondônia. “A situação, não apenas na capital, é gravíssima. Precisamos reverter o quadro de descaso e abandono que verificamos em muitas regiões. Meu mandato está à disposição para ajudar nesta questão”, diz Padre Ton.

Segundo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Padre Ton disse que a comissão está priorizando diligências sobre saúde em várias regiões do país, especialmente onde existe a suspeita de má aplicação e gestão dos recursos federais nas unidades de saúde.

Fonte: Mara Paraguassu

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)