Segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 15h46
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) vota na quarta-feira (25) o Requerimento 83/2012, de autoria do deputado federal Padre Ton (PT-RO) solicitando a realização de diligência nos hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, coma finalidade de levantar a situação de cada unidade e o atendimento à população.
Segundo o deputado Padre Ton, apesar dos vultosos investimentos realizados no Hospital Regional de Cacoal – obra que ficou paralisada devido a irregularidades constatadas – ao longo de mais de uma década, com recursos do Ministério da Saúde, o hospital teria entrado em funcionamento apenas parcialmente devido à falta de recursos humanos.
Em São Francisco, a situação do hospital regional seria ainda mais grave. Consta que diversos aditivos multiplicaram a previsão de gasto inicial, a unidade levou anos para ser construída e equipada e o hospital ainda não foi colocado à disposição da população devido a desentendimentos sobre a gestão da unidade e falta de força de trabalho.
“Enquanto isso”, diz o deputado, “o sistema de saúde pública existente na região segue baseado no transporte de pacientes, de praticamente todos os níveis de complexidade, para atendimento na capital, onde os hospitais estão superlotados”.
Para o deputado, a saúde deve ser encarada como prioridade número um em Rondônia. “A situação, não apenas na capital, é gravíssima. Precisamos reverter o quadro de descaso e abandono que verificamos em muitas regiões. Meu mandato está à disposição para ajudar nesta questão”, diz Padre Ton.
Segundo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Padre Ton disse que a comissão está priorizando diligências sobre saúde em várias regiões do país, especialmente onde existe a suspeita de má aplicação e gestão dos recursos federais nas unidades de saúde.
Fonte: Mara Paraguassu
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu