Quinta-feira, 13 de dezembro de 2018 - 10h27
Indígenas, profissionais de saúde indígenas e da rede municipal, além de coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Vilhena), participam nesta quarta-feira (12) e quinta-feira (13) no auditório do DSEI Vilhena em Cacoal, da etapa distrital da Conferência de Saúde Indígena. As propostas aprovadas nesta etapa serão defendidas na 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (6ª CNSI) será realizada de 27 a 31 de maio de 2019, e se forem aprovadas serão transformadas em políticas para o setor.
De acordo com a coordenadora do DSEI, Solange Pereira, a conferência tem como foco principal a discussão e elaboração de propostas que visam melhorar as políticas de saúde indígenas em âmbito nacional.
“Primeiro foram realizadas as etapas locais, agora estamos com as discussões em fase distrital com o objetivo de debater propostas que visão melhorar a legislação que trata de temas importantes para saúde indígena como a atenção diferenciada, atendimento no SUS, saúde do trabalhador, sustentabilidade, entre outros itens”, revela.
O DSEI Vilhena, segundo Solange, é composto por cerca de nove mil índios de 16 etnias de Rondônia e Mato Grosso.
Para Marcelo Cinta Larga assistência à saúde indígena sofre bastante com a burocracia e a não aplicação dos recursos reservados para o setor. “A saúde indígena apesar de ter orçamento específico precisa ser complementada, porque existe burocracia para comprar medicamentos e fazer algumas cirurgias de urgência, por isso estamos aqui em busca de garantia para que a atenção diferenciada não fique só no nome”, aponta.
Representando a Prefeitura de Cacoal, no evento, a secretária Chefe de Gabinete, Penha Simão, destaca que as conferências são importantes, pois possibilita a participação da comunidade na elaboração de políticas sociais que irão beneficiar a própria população.
“Este é um instrumento democrático que visa facilitar a participação da população nas discussões das políticas e temas afetam de forma direta a vida das pessoas, por isso a gestão municipal vem incentivando e promovendo conferências em diversos segmentos da atividade humana”, relata.
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista:
Ações de prevenção e vacinação contra covid-19 são ampliadas pelo governo de RO
O governo de Rondônia está intensificando as ações de prevenção e vacinação, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevis