Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Conferência Estadual de Saúde reunirá os 52 municípios


O governo de Rondônia está preparando a 6ª Conferência Estadual de Saúde. O evento, que acontece de 16 a 18 de outubro, em Porto Velho , contará com representantes dos 52 municípios. A previsão é que participem mais de 600 pessoas. O objetivo é deliberar os pontos que serão apresentados, pelo Estado, na conferência nacional. O encontro terá como tema central: Saúde e Qualidade de Vida – Políticas de Estado e Desenvolvimento. A abordagem será divida em 4 eixos temáticos.

"Com a conferência estadual, a administração Ivo Cassol, tem o objetivo de avaliar a situação de saúde atual e propor diretrizes para a formação da política de atuação nos três níveis de governo, municipal, estadual e federal. A conferência é um espaço democrático, garantido na legislação, e com a participação da sociedade civil organizada", explicou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

A conferência abordará 4 eixos temáticos. Os Desafios para efetivação do direito humano à saúde no século XXI: Estado, Sociedade e padrões de desenvolvimento; Políticas Públicas para a saúde e qualidade de vida: O SUS na Seguridade Social e Pacto pela Saúde; A participação da sociedade na efetivação do direito humano à saúde e A organização do Sistema Municipal de Saúde.

Fortalece e solidifica o SUS - Segundo Milton Moreira a conferência é um instrumento que fortalece e solidifica o Sistema Único de Saúde (SUS). "O SUS é o único sistema de saúde, em todo o mundo, que funciona embora ainda esteja em construção. E as conferências de saúde, tanto municipais, quanto estaduais e a nacional, são os fóruns de discussão de propostas que vão estabelecer as diretrizes de saúde pública a serem adotadas no SUS, em todo o país", completou.

Fonte: A/I SESAU

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temp

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

Passeio Ciclístico dá visibilidade ao Dia Mundial da Doença de Chagas e ao “Abril Verde”

O governo de Rondônia reuniu centenas de ciclistas para o 3° Passeio Ciclístico, evento realizado em alusão ao Dia Mundial da Doença de Chagas, come

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)