Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Conselho oferece curso sobre tireóide para farmacêuticos-bioquímicos



 
Dando seqüência à série de eventos da programação de Educação Continuada, o Conselho Regional de Farmácia dos Estados de Rondônia e Acre (CRF/RO-AC) realizará no próximo sábado e domingo (13 e 14) Curso sobre Tireóide “Aspectos Clínicos e Exames Laboratoriais”. As aulas acontecerão das 10 às 18 horas, com intervalo de duas horas, no auditório do Laboratório de Saúde Pública Central (Lacen), em Porto Velho, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Conforme a presidente do Conselho, Ana Caldas, o curso será ministrado pelo mestre em Bioquímica, Carlos Fernando Brasileiro de Vasconcelos, farmacêutico-bioquímico do Hospital Naval do Recife (PE) e do Hospital das Clínicas; e o mestre em Ciências Farmacêuticas, Eduardo da Silva Gonçalves, professor de Farmacologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda (Funeso) e das Faculdades Integradas de Vitória de Santo Antão (Fantvisa) e farmacêutico-bioquímico da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (PE).

Entre os temas a ser abordados, estão substâncias ou fármacos que podem alterar a síntese e a liberação dos hormônios T-3 e T-4, fármacos que influenciam a função tireoidiana; transporte e catabolismo dos hormônios tireoidianos, ação fisiológica dos hormônios tireoidianos: efeitos da deficiência (hipotireoidismo) e do excesso (hipertireoidismo) de T-3 e T-4 no organismo, doenças da tireóide: tireotoxicose; hipertiroidismo, hipotiroidismo e eutireoidismo, diagnósticos, principais testes de avaliação da função tireoidiana e imunoensaios.

A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo, com estrutura de dois lobos localizada no pescoço, que produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. A tireóide produz também o hormônio calcitonina, que possui papel importante na homeostase do cálcio.

O hipertireoidismo (tireóide muito ativa) e hipotireoidismo (tireóide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireóide. “É importante a participação dos farmacêuticos-bioquímicos neste curso, considerando que serão apresentadas todas as novidades em termos de dianóstico e tratamento dos problemas que afetam a tireóide”, disse Ana Caldas, adiantando que informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3224 2488. 

Fonte: Veonilda Lima

 

Gente de OpiniãoDomingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho

Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024

Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024

Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi

Gente de Opinião Domingo, 29 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)