Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero apoio pacto pela saúde lançado pela Sesau para melhorar atendimento


Cremero apoio pacto pela saúde lançado pela Sesau para melhorar atendimento - Gente de Opinião
A partir da esquerda, média Márcia Meira, deputada Glaucione, Maria do Carmo Wanssa,
Hiran Gallo, Maiorquin e Pimentel, na reunião de Cacoal

A população de Cacoal e região deverá contar em breve com melhor atendimento no Hospital Regional. A expectativa é da diretoria do Conselho Regional de Medicina de Rondônia em relação ao Pacto pela Saúde lançado semana passada pelo secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel durante visita ao município de Cacoal.

A presidente do Cremero, médica Maria do Carmo Wanssa, que, ao lado do diretor-tesoureiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), médico rondoniense Hiran Gallo , participaram da reunião de lançamento do pacto pela saúde. Maria do Carmo Wanssa afirma que a Sesau foi feliz na escolha do município para lançar o pacto, já que Cacoal conta com um enorme hospital capaz de regionalizar o atendimento médico no interior, evitando a superlotação dos hospitais da capital.

Na reunião da semana passada em Cacoal, o secretário de Saúde reuniu, além de representantes do CRM e do CFM, gestores da Saúde municipal, o diretor geral do HRC, MarcoAurélio Vasques, e autoridades municipais. A partir de então, ficou pactuado que todos unirão esforços para alcançar o objetivo de dotar o Hospital Regional de Cacoal de toda estrutura necessária e pessoal para cumprir seus objetivos.

Confiante no trabalho do secretário Williames Pimentel, o diretor do CFM, Hiran Gallo, disse que a presença de representantes das entidades médicas no lançamento do Pacto pela Saúde representa o apoio às ações do secretário. “Sabemos que o Pimentel assumiu com carta branca para implementar as mudanças necessárias a recuperar o tempo perdido na saúde e não podemos deixar de hipotecar o nosso apoio”, reitera Gallo.

O plano da Sesau para o HCR é dotá-lo de todo o equipamento e pessoal necessário ao seu pleno funcionamento e, a partir do próximo mês deixar todos os setores em condições de prestar atendimento.

Residência Médica

Apesar da necessidade de ampliação do programa de residência médica em Rondônia e diante da possibilidade de abertura de novas turmas tendo o HCR como hospital-escola, a presidente do CRM-RO acredita que neste ano ainda não será possível alcançar esse objetivo. Ela lembra que a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica (Cerem), médica Márcia Meira, participou da reunião em Cacoal e tomou conhecimento das dificuldades.

“Acredito, no entanto, que, vencida essas dificuldades, o programa de residência médica em Rondônia vai avançar, com abertura de novas turmas tendo o HCR como hospital-escola. Nosso conselheiro federal em Brasília, Hiran Gallo já está trabalhando junto a Comissão Nacional de Residência Médica para encaminhar as providências que devem ser adotadas pelo Estado”, observa Maria do Carmo. A presidente do Cremero também elogiou a disposição e o entusiasmo de médicos, demais categorias e os funcionários em geral pelo pleno funcionamento do HCR.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

Serviços e especialidades médicas para tratamentos mais complexos são oferecidos na Policlínica Oswaldo Cruz

A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame

Prevenção do Câncer de Próstata

Prevenção do Câncer de Próstata

Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião

Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%

As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)