Segunda-feira, 16 de maio de 2016 - 14h10
A ação acontecerá amanhã, dia 17 de maio, a partir das 16 horas, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul da capital. O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Dr. Cleiton Bach estará, juntamente com uma equipe do Conselho, fazendo a distribuição da cartilha sobre direitos dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é contribuir para o esclarecimento da população sobre o funcionamento do SUS. “A ideia é chamar a atenção da imprensa e da sociedade para as dificuldades que o SUS enfrenta e mostrar real situação da saúde pública em nosso estado. Essa ação faz parte de um cronograma montando por todos os outros CRMs do país e conta com o apoio do Conselho Federal de Medicina”, afirmou o presidente do Cremero.
O CFM deu início oficial à distribuição da cartilha no último dia 4. A publicação oferece aos pacientes em geral, informações sobre os direitos que possuem no âmbito do SUS.
CARTILHA
A cartilha “CFM informa sobre os direitos dos pacientes do SUS” está em linguagem acessível, foi diagramada no formato de gibi e está dividida em tópicos. Todos os cuidados foram tomados para facilitar o entendimento do usuário sobre o conteúdo apresentado.
Entre os pontos que são citados na publicação consta o direito dos pacientes ao acesso universal em todos os hospitais públicos ou conveniados ao SUS, independentemente da classe social, sexo, cor, crença, idade ou país de origem. A população também é lembrada de que todos devem receber tratamento igualitário no agendamento de exames, consultas e terapias, ou seja, não pode existir o fura-fila.
Fonte: Ascom / Cremero
TCE-RO fiscaliza hospital e unidades de saúde no fim de semana para melhorar atendimento à população
As permanentes inspeções do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) seguiram, na tarde deste sábado (11/1), em unidades de pronto-atendime
Demonstrando compromisso com a população e agilidade na resposta às demandas, o Governo de Rondônia realizou, nesta sexta-feira (10), a entrega de d
Centro de Operações de Emergência monitora arboviroses em Rondônia
Para ampliar o monitoramento das arboviroses, orientando a execução de ações voltadas à vigilância epidemiológica, laboratorial, assistencial e ao
Ninfoplastia - entenda o que é e como funciona a cirurgia íntima
Veja o vídeo com a entrevista: