Quinta-feira, 11 de maio de 2017 - 18h01
O dia 23 de outubro a partir de agora será o Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama. O projeto de Lei n° 3490/2017 de autoria da vereadora Cristiane Lopes (PP), que institui a data, foi aprovado com 16 votos favoráveis em segunda votação na sessão que aconteceu na última terça-feira na Câmara Municipal de Porto Velho.
O objetivo é que nesta data em cooperação com a iniciativa privada e demais entidades, sejam promovidas campanhas e diversas ações educativas de esclarecimento e incentivo à realização de exames preventivos para a detecção da doença, nos postos de saúde da Capital.
Fazendo parte da Comissão Permanente dos Direitos das Mulheres na Câmara Municipal e como presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres, a vereadora considera de extrema importância salientar os cuidados com a saúde. “O câncer de mama é o câncer que mais atinge e mata mulheres em todo o mundo e em Rondônia e na nossa Capital esse número tem sido crescente. É importante que as mulheres tenham acesso à informações sobre a doença, os exames, as formas de tratamento e prevenção para evitar que novas mortes aconteçam”, ressalta.
No dia da votação, Cristiane Lopes recebeu a denúncia, feita por uma usuária, de que o Centro de Especialidades Médicas do Município não está realizando os exames de mamografia por falta de papel para a impressão do Raio X. “Através de denúncias como estas que vemos a importância de tratar sobre o assunto. O município precisa oferecer uma estrutura adequada para que as mulheres tenham acesso a esse exame. Se o câncer for detectado tardiamente menos chance de cura”, enfatiza a vereadora.
NÚMERO DE CASOS
De acordo com Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) em 2016 foram registrados em Rondônia, 190 casos de câncer de mama. Porto Velho foi responsável por quase metade deste número, foram 80 casos registrados.
Ainda de acordo com o INCA o câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer nas mulheres brasileiras e o diagnóstico precoce traz boas chances de cura às pacientes.
Fonte: Larissa Malta
A Policlínica Oswaldo Cruz (POC) é uma unidade de saúde do governo de Rondônia que oferece diversos serviços e especialidades médicas para o tratame
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé