Sexta-feira, 15 de setembro de 2023 - 15h42
Nos dias 16
e 17 de setembro, Daiana Garbin e Tiago Leifert promoverão a campanha "DE OLHO NOS OLHINHOS" com
o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular
que acomete crianças entre 0 e 5 anos. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3
anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está
em tratamento. A falta de informação sobre a doença levou o casal a criar a
campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na
infância.
Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma quando ele já estava
num grau considerado avançado. “O que mais gostaríamos era de estar navegando
na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está
acontecendo com a filha deles”. O vídeo postado pela família Leifert no
Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros.
“Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do
que nós conseguimos, e por isso é fundamental divulgar informação e ficar de
olho nos olhinhos”, afirma Tiago.
Daiana Garbin alerta: “Ficar atento a sinais como um reflexo
branco, o "olho de gato”, e estrabismo é fundamental para ajudar a
detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças. O diagnóstico
precoce pode salvar a visão e a vida dos nossos filhos”.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) há
entre 200 a 250 casos novos por ano no Brasil, 7.500 a 8 mil no mundo, e a
grande preocupação é o diagnóstico tardio.
No Hospital do GRAACC há de 12 a 15% de retinoblastoma
extraocular, o que significa um tumor avançado. A Dra. Carla Macedo,
oncologista pediátrica do GRAACC explica: "Quando diagnosticado
precocemente, e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%,
mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de
metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de
cura".
Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde
(SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e
acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita.
Para o Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho
Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao
teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da
maternidade. É preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta
oftalmológica de bebês e crianças pequenas. “Muitas crianças vão ao
oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do
ideal e permite que doenças oculares não sejam precocemente diagnosticadas e
tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se
desenvolver silenciosamente na infância”, alerta.
Para o Dr. Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade
Brasileira de Pediatria (SBP), a visão é uma janela para o mundo, influenciando
o desenvolvimento cognitivo e emocional. “Durante as consultas de puericultura,
a saúde ocular deve ser uma das mais importantes prioridades. Problemas não
diagnosticados precocemente podem afetar o crescimento saudável e, por isso, a
SBP apoia esta iniciativa, reforçando a importância de cuidados precoces e
contínuos com a visão de nossas crianças”.
Sobre a campanha
Nesta segunda edição, a campanha "DE OLHO NOS OLHINHOS" tem
o apoio médico e científico das mais importantes entidades médicas do Brasil:
AMB – Associação Médica Brasileira, CFM - Conselho Federal de Medicina, CBO -
Conselho Brasileiro de Oftalmologia, SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria,
SBOO - Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, SOBOPE - Sociedade
Brasileira de Oncologia Pediátrica, SBOP - Sociedade Brasileira de Oftalmologia
Pediátrica, além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude
Children's Research Hospital, Aliança AMARTE, ABLAO - Associação Brasileira das
Ligas Acadêmicas de Oftalmologia e AAP - Associação Acadêmica de
Pediatria.
Dias 16 e 17 de setembro serão realizados eventos com atividades
para crianças, totem para fotos e muita informação em 9 shoppings da rede
ALLOS: Eldorado e Shopping Taboão em São Paulo; Via Parque no Rio de Janeiro;
Boulevard BH em Belo Horizonte; Shopping da Bahia em Salvador; Shopping Passeio
das Águas em Goiânia; Shopping Curitiba; Manauara Shopping em Manaus e
Boulevard Belém no Pará. Tiago e Daiana estarão presencialmente no sábado dia
16 de Setembro no Shopping Taboão e no Eldorado. Nos outros shoppings, a
conscientização sobre o retinoblastoma ficará a cargo de voluntários
médicos e outros profissionais de saúde.
Além do espaço físico, a ALLOS vai disponibilizar espaço de mídia
eletrônica em 36 shoppings do grupo, mostrando vídeos de conscientização para
um público estimado em mais de 45 milhões de pessoas. Os vídeos foram criados
pela agência OGILVY e produzidos pela HOGARTH, duas empresas do grupo WPP.
Vídeos da campanha "DE
OLHO NOS OLHINHOS" também estarão em 30 salas de
cinema da rede Cinemark, em São Paulo, Goiânia e Vila Velha.
A Eletromidia também está apoiando a causa e exibirá vídeos e
materiais da campanha em mais de 18 mil telas em prédios residenciais,
12 mil telas em edifícios comerciais por todo o Brasil, além de shoppings,
linhas 1, 2 e 3 do Metrô de SP, no Metrô no RJ e Supervia e em 100 telas
estáticas pelas ruas.
Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos e o casal vai divulgar uma cartilha digital, que pode ser facilmente compartilhada por celular, sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma. Um filtro de instagram também estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.
Além da ALLOS, "DE OLHO NOS OLHINHOS" tem o apoio da Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, HOTMACON, Eletromidia, Ogilvy, Hogarth, Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação.
Serviço
Locais
das ações
16
e 17 de setembro, das 10h às 22h
São
Paulo
Shopping
Eldorado - presença de Tiago e Daiana no sábado, dia 16, das 15h às 18h
Av.
Rebouças, 3970 - Pinheiros, São Paulo
Taboão
da Serra
Shopping
Taboão - presença de Tiago e Daiana no sábado, dia 16, das 10h às 13h
Rod.
Régis Bittencourt, 2643 - Jardim Helena
Rio
de Janeiro
Via
Parque
Av.
Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca
Belo
Horizonte
Shopping BOULEVARD BH
Av.
dos Andradas, 3000
Salvador
Shopping
da Bahia
Av.
Tancredo Neves, 148 - Caminho das Árvores
Manaus
Manauara
Shopping
Av.
Mário Ypiranga, 1300 - Adrianópolis, Manaus
Belém
Boulevard
Shopping
Av.
Visc. de Souza Franco, 776 - Reduto, Belém
Curitiba
Shopping
Curitiba
R.
Brg. Franco, 2300 - Centro, Curitiba
Goiânia
Shopping
Passeio das águas em Goiânia
Av. Perimetral Norte, 8303 - Fazenda Caveiras, Goiânia
Inovação: clínica odontológica faz a diferença em Porto Velho
Com uma trajetória de 17 anos marcada por dedicação e inovação, a Clínica Sorriso Mágico, localizada na zona sul de Porto Velho, consolidou-se como
Mais Médicos cresce 63% em Rondônia entre o fim de 2022 e novembro de 2024
Fortalecimento da atenção primária à saúde, atenção a municípios com maiores índices de vulnerabilidade e olhar humanizado. Desde o início da atua
Hospital João Paulo II realiza quase 20 mil atendimentos no segundo semestre de 2024
Ponto de atendimento de urgência e emergência, o Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II (HPSJPII) atendeu, no segundo semestre de 2024, quase 20 mi