Sexta-feira, 18 de abril de 2008 - 19h33
O Ministério Público de Rondônia, com o apoio de instituições das esferas municipal, estadual, federal e de entidades da sociedade civil organizada, deu a largada para uma grande ofensiva contra o Aedes aegypti. A Campanha "Porto Velho-Todos Contra Dengue" foi lançada na manhã desta sexta-feira (18/04), no auditório do MP, em Porto Velho.
Até o dia 26 deste mês, Ministério Público e parceiros cumprirão uma agenda de conscientização sobre as práticas de prevenção à doença. Já neste sábado, mais 80 mil residências devem ser visitadas por um grupo de dois mil voluntários, que, em mutirão, orientarão a comunidade a retirar de casa entulhos e objetos que possam acumular água.
Durante a solenidade de abertura da Campanha, o Procurador de Justiça Gilberto Barbosa, coordenador do projeto, destacou a necessidade de serem implementadas ações para o enfrentamento da dengue na Capital. Para ele, a redução dos índices da doença só será possível com uma atuação inteligente e integrada, através de posturas firmes e objetivas. "É importante que cada um faça a sua parte nesta difícil tarefa de combater a doença", afirmou.
"Porto Velho - Todos Contra a Dengue" é uma iniciativa do MP, por meio do Centro de Apoio Operacional Cível (CAO-Cível), dirigido por Gilberto Barbosa, mas a idéia conta com o apoio de 40 parceiros. Presente ao ato de lançamento, o Secretário de Estado de Saúde, Milton Luiz Moreira, ressaltou a importância de se reunir a sociedade para que seja feito um trabalho conjunto. O Prefeito da Capital, Roberto Sobrinho, elogiou a atuação do MP e afirmou que o Município empregará 520 pessoas nos trabalhos. O ato de lançamento da Campanha contou ainda com a presença de estudantes, militares e técnicos da área de saúde, que assistiram a palestras sobre o vírus da dengue e medidas preventivas da doença.
A programação da Campanha segue neste sábado com um mutirão nas áreas de maior incidência da dengue. As equipes percorrerão os bairros e orientarão os moradores a retirar das residências entulhos que servem de criadouro para o mosquito. O material descartado será recolhido pelo serviço de coleta da Prefeitura na segunda-feira (21/04). Os voluntários se concentrarão a partir das 7h30 em cinco pontos de apoio: Ministério Público de Rondônia, Escola Eduardo Lima e Silva, Departamento de Controle de Zoonoses,Centro de Saúde Meu Pedacinho de Chão e Faculdades São Lucas.
Dados
As notificações de dengue em Porto Velho colocam a cidade em uma situação preocupante. De janeiro a março deste ano, já foram identificados 1.610 casos da doença. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), a cada 100 mil habitantes, 300 casos são notificados. A Semusa informa que o número de notificações vem reduzindo. Apesar disso, a situação ainda é considerada grave.
Fonte: Ascom MPRO - Juliane Bandeira DRT 808-RO
Em meio ao estado de emergência na saúde decretado pela Prefeitura de Porto Velho, a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN/SUS) deu continuidad
Médico Luiz Maiorquim é eleito presidente do Simero
Veja a reportagem:
Força Nacional do SUS chega a Porto Velho para avaliar a situação da saúde pública
Nesta terça-feira (4), a Prefeitura de Porto Velho apresentou os profissionais da Força Nacional do SUS do Ministério da Saúde que estão na capital, a
Fiscalização do TCE-RO melhora atendimento nas UPAs de Porto Velho, mas revela falhas graves
O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou fiscalizações, neste sábado (1º/2), em unidades de saúde de Porto Velho. O trabalho per